O cantor Weslei Santos (Sony Music Gospel), conhecido por algumas músicas gospel como “Eu Te Agradeço”, “Não Quero Ser Mais Eu” e “Me Deixa Aqui”, lançou recentemente o álbum 20-21. Este é o volume II do projeto Pra Todo Mundo Cantar, que teve a primeira edição em 2019. O 20-21 nasceu com o propósito de trazer uma mensagem cristã específica para este tempo de pandemia, por isso a menção dos dois anos de isolamento e temática de esperança, fé e recomeço.

cd weslei santos

Weslei é um cantor cristão, compositor e produtor musical. Já produziu e gravou com grandes nomes da música gospel como Aline Barros, Kemuel, Eyshila, entre outros. Ele sofreu a Síndrome de Burnout em 2020 e encontrou forças em Deus para levantar-se novamente.

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de uma pessoa.

Apresenta sintomas semelhantes aos estresse, ansiedade e síndrome do pânico. Segundo a Agência Brasil, uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que analisou o impacto da pandemia e do isolamento social na saúde mental de trabalhadores essenciais, mostrou que sintomas de ansiedade e depressão afetam 47,3% desses trabalhadores durante a pandemia, no Brasil e na Espanha. Mais da metade deles (e 27,4% do total de entrevistados) sofre de ansiedade e depressão ao mesmo tempo. Além disso, 42,9% sofreram mudanças nos hábitos de sono; e 30,9% foram diagnosticados ou se trataram de doenças mentais no ano anterior.

Hoje o cantor está totalmente recuperado e desse momento difícil nasceu o álbum 20-21. Ele bateu um papo com a Revista Cristã para falar desse novo momento. Confira:

REVISTA CRISTÃ: O que te inspirou a produzir um álbum com foco na pandemia?

WESLEI SANTOS: Meu foco maior foi mostrar que mesmo que estivéssemos trancados em casa, com medo, cheios de restrições, o culto cristão não parou. O povo cristão não para, ele se reúne, mesmo que em número menor, mesmo estando algumas pessoas sozinhas em casa. Cria-se o ambiente e nosso Deus nos visita do mesmo jeito.
Existe um povo, que diante de tudo o que está acontecendo, quer buscar a Deus e encontrar conforto. O 20-21 veio para isso, para mostrar que ainda podemos nos reunir, com as regras corretas, para cantar ao nosso Deus. E mesmo que estejamos sozinhos, o louvor cristão nos conecta de forma grandiosa com Deus e fazer isso nos revigora, nos alimenta.

Weslei Santos

RC: Você passou por um problema de saúde na pandemia. Como foi isso?

WESLEI: No final de 2020, eu sofri com a Síndrome de Burnout. As circunstâncias da pandemia me levaram para esse lugar intenso de trabalho e atividades, me estressando e me tirando o prazer de cantar, de produzir, de compor…perdi o prazer da vida. Graças a Deus eu tive forças para pedir ajuda para minha esposa, conversar com ela e expor a minha fraqueza.

Nessa época, a melhor escolha que fizemos, e com muita paz no coração, foi buscar ajuda médica. Eu acredito muito que Deus nos deu recursos, a partir da medicina, para nos curar. E mesmo diante de toda a inconstância e das incertezas da pandemia, eu encontrei forças em Deus, na minha família e nos especialistas. Hoje estou novo!

RC: Quem era o Weslei antes da pandemia e quem é hoje?

WESLEI: Eu confiava menos em Deus, eu confesso. Eu acreditava que a força dos meus braços e os meus passos seriam suficientes para minha caminhada. Isso pode acontecer mesmo com um cristão. Eu compreendi, de uma forma bem específica, que eu preciso confiar mais Nele. Se eu for me basear na minha correria, meu corpo não aguenta, meu estado psíquico não aguenta. Confiar em Deus me traz equilíbrio para todas as coisas.

RC: Como as canções foram escolhidas e do que elas falam?

WESLEI: Eu escolhi canções cristãs que falassem conosco nesse momento tão sensível. Santo Espírito, a primeira que foi lançada em julho de 2021, fala de um clamor que não cessou. Um grito que permanece em nossos corações, pedindo ao Espírito que faça de nós morada e nos ajude a passar por tudo isso.

Teremos “Seu Amanhã Será Melhor Que Hoje”, do amigo Samuel Messias, que é uma profecia para nós e ainda “Glória e Majestade” e “Grandioso És Tu” que falam da admiração que temos por Deus. O projeto ficou lindo, forte e queremos que todos sintam Deus a partir dessas canções.

Weslei Santos

RC: Você acredita que a música cristã pode ser uma ferramenta de cura?

WESLEI: A música é emocionante! Quando criamos um arranjo, não queremos apenas uma bela canção gospel, mas queremos gerar emoção nas pessoas de forma que a mensagem daquela canção fique gravada no coração de todos. Ainda mais nesse momento em que precisamos de esperança, de uma palavra de Deus, a música pode ser aquela força extra que precisávamos. Reunir a música com uma mensagem forte, certamente surte efeitos incríveis na vida de uma pessoa.

RC: Deixe uma mensagem para nossos leitores

WESLEI: Deus está ao nosso lado. Ele prometeu estar sempre conosco. Ele prometeu atravessar esse mar, que é a vida, conosco. A gente só precisa confiar, entregar o controle nas mãos Dele e Ele faz tudo. Ele realiza o impossível.