O Brasil é um país abençoado por Deus com muitas praias lindas, difícil escolher só uma, mas com alguns dos pré-requisitos que tínhamos, conseguimos afunilar as opções. Precisávamos de um destino em que a passagem aérea tivesse um preço bom saindo de Belo Horizonte, onde o mar fosse calmo e quentinho para as minhas sobrinhas brincarem, onde não precisássemos alugar carro nem usar transporte público, onde tivesse um centrinho com boas opções de restaurante para sairmos a noite e onde pudéssemos trabalhar de “home office”. Essas peculiaridades nos ajudaram a encontrar o lugar ideal: Arraial D’ajuda – BA.

Quem já foi sabe que o centrinho de Arraial não deixa nada a desejar, a rua do Mucugê é bem movimentada a noite, repleta de lojinhas e restaurantes variados. Também conta com uma feirinha de artesanato, o icônico mirante da igreja e até um supermercado. Nos 5 dias que passamos lá não sentimos falta de nada, e honestamente, nem deu tempo de enjoar. 

Onde Ficar

O highlight da viagem para nós foi a nossa hospedagem. Reservamos uma casa no Charm Bahia Residências, um condomínio de casas e vilas privativas muito bem estruturado e decorado. As casas são bem espaçosas, confortáveis com uma varanda suspensa em deque cercadas de um lindo jardim. A piscina é muito boa com área de churrasqueira, o wi-fi também é bom e o atendimento excelente. E o melhor de tudo é que a localização é ótima, bem próximo a rua do Mucugê que leva tanto ao centro como a praia, só elogios, foi um tempo muito gostoso.

As Praias

A Praia de Mucugê foi a que mais frequentamos, ela tem muitos restaurantes na areia com espreguiçadeiras e guarda-sol, o mar é calmo quando a maré está baixa, ótimo para crianças e para passar o dia sem precisar levar todos os “apetrechos” de praia. Lá frequentamos a barraca do Arco-Íris, o dono foi muito simpático e nos atendeu muito bem, a comida estava sempre uma delícia.

A Praia da Pitinga (e do Parracho) também dá para chegar a pé. É um pouco mais sossegada, com menos vendedores e menos restaurantes. Tem um rio que passa do lado e um enorme paredão de falésias que contrasta com o mar azul. Também existem vários táxis na cidade que levam as pessoas até lá para evitar a caminhada.

Outras praias que podem ser conhecidas na região: Praia de Taípe que tem muita natureza e sossego; Praia do Espelho com piscinas naturais; Praia dos Pescadores, logo abaixo das escadinhas do fundo da igrejinha. 

Próximo a Arraial

Perto de Arraial também tem muitas opções de passeio para quem está de carro, com agência de turismo ou até mesmo táxi. Trancoso é bem pertinho e igualmente agradável, o “centrinho” é bem menor que o de Arraial, mas também tem seu charme no famoso Quadrado, uma praça com restaurantes e lojas. Porto Seguro é igualmente perto, lá tem a Passarela do Álcool e você pode aproveitar e dar uma esticada até Coroa Vermelha, com lindas praias, pontos históricos e bastante artesanato devido a forte influência indígena. Caraíva é provavelmente uma das opções mais famosas, mas também com os valores um pouco mais altos, por isso é bom fazer um bate volta até lá para aproveitar o rio e a praia, sem precisar gastar mais por isso.

Essas foram algumas dicas simples e práticas sobre como aproveitar bem os seus dias no sul da Bahia e desfrutar do melhor da região. Tivemos dias preciosos de descanso (mesmo em meio ao trabalho) e para curtir muito a vida em família, um verdadeiro presente de Deus e que eu recomendo a todos.