A tecnologia facilita a nossa vida em diversos aspectos e alterou o nosso ritmo, fazendo parecer que o tempo passa mais rápido. Temos mais informações do que conseguimos absorver, mais cursos do que conseguimos estudar. Por outro lado, tivemos uma evolução incrível na medicina, educação e engenharia, o que trouxe diversas benfeitorias para nosso desenvolvimento.

Segundo o Wikipedia, a tecnologia é o conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na produção de bens ou serviços, ou na realização de objetivos, como em investigações científicas. Tecnologia pode ser o conhecimento de técnicas, processos e similares. Assim, ela pode ser fundamental para auxiliar o homem a cumprir a tarefa de cuidar da criação de Deus.

No entanto, sendo manipulada por pessoas que não tenham a consciência de como ela pode ser benéfica para a humanidade, ela pode ser usada para fins de exploração e injustiça.

Em nossa matéria anterior sobre tecnologia, falamos sobre a responsabilidade do homem em usá-la e, também, em criá-la. Seguindo este pensamento, fica claro que, para que possamos ter uma boa tecnologia, precisamos ter melhores homens.

E só há um meio de forjar um homem para se tornar um ser melhor: levando-o ao conhecimento de Deus, a partir de uma boa teologia. Sem estarmos fundamentados em Cristo, nossas escolhas sobre como usar a tecnologia permanecerão erradas.

Em texto traduzido pela Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, com título “A Igreja Tecnológica”, a estudiosa do tema Jessica Fredricks ressalta: “Os artefatos físicos que nos cercam criam ambientes que mudam a maneira como percebemos coisas como fé, conhecimento, comunicação, nós mesmos, uns aos outros e Deus.

Quanto mais rápido nossas tecnologias se desenvolvem, mais claro fica que os humanos são profundamente modificados pelos ambientes criados por nossas tecnologias e, por extensão, essas tecnologias também modificam as teologias que construímos. Nossas tecnologias têm grande influência sobre como percebemos Deus”.

Portanto, é fundamental buscarmos conhecimento acerca da tecnologia, e também a usarmos de forma saudável. A Bíblia fala que podemos pedir sabedoria a Deus, que Ele nos dará. Considerando o momento de avanço tecnológico e digital que estamos vivendo, é um excelente momento para buscarmos esse conhecimento com sabedoria.

tecnologia evangelismo - bíblia e computador

Há pessoas que demonizam a tecnologia e permanecem alienados de uma revolução que está acontecendo e mudando o ritmo da vida. Como cristãos é importante aprendermos sobre a utilização da tecnologia a nosso favor, e não permanecermos desinformados frente aos avanços, afinal isso não vai nos impedir de sermos impactados por ela. E só é possível termos essa conexão saudável com a tecnologia, se estivermos imersos no conhecimento de Deus, pois assim estaremos atentos às influências externas e aos limites necessários.

Aqui vão algumas sugestões de como usar a tecnologia a favor do bem.

Assista a filmes online

Com as plataformas de streaming é possível ter acesso a filmes e documentários edificantes para sua fé e para reforçar princípios cristãos. Atenção para filmes que parecem saudáveis e não são. Leia críticas e informações antes de escolher um. Os filmes são uma excelente opção para se ter um tempo em família e realizar dinâmicas na igreja.

Utilize programas úteis para os estudos

Existem diversos programas e aplicativos que podem auxiliar na dinâmica de estudos, como fonte de temas e referências, organizadores de grade de estudo, agenda com alarme, simuladores de provas, entre outros.

tecnologia evanfelismo - jovem estudando em um notebook

Siga canais e contas nas redes sociais de especialistas da sua área

As redes sociais podem ser uma excelente fonte de conteúdo sobre diversas áreas. Siga especialistas idôneos e preocupados em espalhar conhecimento. Você pode também encontrar o tema sobre qual deseja saber a partir de hashtags.

Aplicativos para saúde

Existem aplicativos para o acompanhamento digital de sua saúde como: pressão arterial, calorias, agenda de alimentação e exercícios físicos, entre outros.

Estudos bíblicos

É possível encontrar diversas fontes de estudos bíblicos na internet, inclusive documentos antigos em outras línguas para quem deseja se aprofundar no estudo.

Startups

Existem diversos projetos do Governo e de iniciativa privada focados em incentivar o nascimento de novas startups de tecnologia. São excelentes oportunidades de desenvolver projetos conscientes do uso da tecnologia, direcionando os objetivos para o bem comum.

Portas Abertas

A missão interdenominacional Portas Abertas oferece um espaço em seu site para você se comunicar com os missionários espalhados pelo mundo. A comunicação é feita através de cartas escritas à mão ou digitada, mas todo o processo e as diretrizes podem ser acessadas apenas pelo site da missão.

Evangelize pela internet

Existe uma infinidade de formas de se alcançar pessoas pela internet, temos aqui alguns exemplos: a partir da distribuição de conteúdo em blogs, podcasts, e-books, vídeos, grupos online, artigos e muito mais. Há bastante conteúdo enganoso na internet e podemos encher o ambiente digital com a verdade de Cristo.

Estude sobre tecnologia

Há diversos cursos profissionalizantes e de graduação sobre a temática. Pessoas com uma cosmovisão cristã podem fazer toda a diferença, quando inseridas nos contextos de decisão a respeito da tecnologia, nas suas diversas áreas de aplicação. Seja você uma dessas pessoas.