A instituição cristã World Vision chegou à marca de 59,5 milhões de pessoas amparadas desde o início da pandemia. O órgão interdenominacional oferece assistências que vão desde a doação de alimentos até a prevenção contra o coronavírus.

Instalada em mais de 90 países, a World Vision trabalha em parceria com milhões de igrejas e líderes ao redor do mundo. Outros projetos de emergência contra o HIV/AIDS, o vírus da Zika e o Ebola, por exemplo, já tinham sido iniciados antes. Foi a partir deles que, desde o anúncio da pandemia global pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a organização se juntou a mais de 124 mil cristãos para combater os efeitos sociais da Covid-19.

Em entrevista ao site The Christian Post, Erica Van Deren, gerente sênior de programa da equipe de resposta humanitária, afirmou que esta é a maior operação realizada pela instituição em todo os seus 70 anos de história. “Tem sido uma quantidade notável de trabalho e, realmente, uma oportunidade maravilhosa de ser as mãos e os pés de Jesus neste momento muito, muito desafiador”, declarou Erica.

Milhões de famílias perderam suas fontes de sustento com a pandemia. Só no ano passado, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 10 mil crianças morreram por mês em decorrência da fome ligada ao coronavírus. 

Com o apoio de 1.300 igrejas, apenas nos Estados Unidos, a World Vision doou 3 milhões de caixas de alimentos para o programa Agricultores para Famílias, do Departamento de Agricultura. Além dos suprimentos alimentares, 2,5 milhões de unidades de equipamentos de proteção individual foram fornecidos a cerca de 500 mil famílias estadunidenses.

“Sentimos que estamos dobrando a curva aqui nos Estados Unidos, mas acho que, em todo o mundo, levará meses ou anos até que muitas pessoas tenham a esperança de uma vacina”, disse Van Deren ao The Christian Post.

Na região da Amazônia, entre Brasil e Colômbia, mais de 900 famílias receberam apoio da ONG também presente nos dois países. Foram realizados 150 atendimentos médicos, 85 atendimentos odontológicos e entregues 238 medicamentos para tratamento contínuo dos pacientes. A ação feita em setembro do ano passado ainda distribuiu 1.400 cestas básicas, 800 kits de higiene, 400 ‘Caixas de Ternura’ e 2.100 máscaras. 

A World Vision, que é a maior instituição cristã do mundo, apoiou 26,3 milhões de crianças, mobilizou 128,669 líderes religiosos, distribuiu 4,8 milhões de suprimentos e muito mais em 2020. Para contribuir com a missão, é só acessar a opção “Doe Agora” no site oficial da ONG no Brasil.