Os filmes cristãos ganharam destaque nos últimos anos e são uma opção de lazer para quem está em casa de quarentena, seguindo a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) por causa da pandemia de coronavírus. Essas produções costumam trazer mensagens de esperança e conforto e nas plataformas de streaming, a oferta é grande, desde os clássicos bíblicos até comédias e romances. Nesta edição, trazemos uma lista dos campeões de audiência.

 

“I Can Only Imagine – Eu só posso imaginar” 

O filme conta a história do cantor cristão Bart Millard (da banda MercyMe). A música tema do filme, Criada por Bart Millard, é uma das músicas cristãs mais populares já gravadas nos EUA, inspirou o filme e foi gravada em português pela líder do Ministério Diante do Trono, Ana Paula Valadão. O videoclipe da música em português foi dirigido pelo produtor Alex Passos. O ator J. Michael Finley dá vida a Bart Millard. Já o pai foi interpretado pelo renomado ator Dennis Quaid. A trama, dirigida pelos irmãos Jon e Andrew Erwin, relata a conturbada infância de Bart, que sofreu durante a infância com as brigas exaustivas dos pais, o abandono da mãe, que o deixou sozinho com um pai abusivo, e seu encontro com a fé por meio da música. Nesta missão, o artista reencontra o amor, e é surpreendido por ensinamentos de fé, que irão ajudá-lo a perdoar e transformar seu pai. 

 

“Nada a perder 2”

O filme conta a história do Bispo Edir Macedo, da Universal (igreja da qual é líder e fundador) e das diversas perseguições sofridas ao longo dos anos. Edir Macedo foi vivido por Petrônio Gontijo. A continuação do filme “Nada a Perder” teve tanta repercussão que ultrapassou filmes como “O Rei Leão”, da Disney. O lançamento do longa-metragem foi exibido em mais de 800 salas de cinema e vendeu mais de 12 milhões de ingressos, tornando-se a maior bilheteria nacional.

 

Desafiando Gigantes 

O filme é um dos principais filmes evangélicos disponíveis na Netflix e é usado muitas vezes em cultos e em grupos de estudos para aumentar a confiança que os crentes têm no Senhor. 

Neste filme, o treinador do time de futebol americano de um colégio de ensino médio enfrenta diversos problemas de uma vez só. Seu time não está performando bem nas competições, sua esposa acaba de descobrir que não consegue engravidar e os pais dos alunos tramam a sua demissão. 

Diante de todas as provações, o treinador resolve louvar e agradecer a Deus ao fim de cada jogo, não importa o resultado. Ao mesmo tempo, incentiva a cada um de seus jogadores que confiem na força de Deus para se fortalecerem. 

O filme pode ser visto por toda a família e é uma ótima lição sobre o quão grande é o Senhor, e como ele opera milagres extraordinários quando confiamos de olhos fechados em sua glória, seja na vitória ou na derrota. 

 

Entrevista com Deus

Paul (Brenton Thwaites) é um jornalista ambicioso em busca de sucesso profissional através de alguma grande matéria. Depois de uma extensa procura, ele topa de frente com um homem que pode lhe dar a melhor entrevista de vida: ele diz ser Deus e promete responder a qualquer pergunta de Paul em uma conversa única. Com a pergunta-chave “O que você perguntaria para Deus?”, o longa-metragem apresenta a história de Paul Asher (Brenton Thwaites), um jornalista enfrentando questionamentos na vida e em crise no casamento, se vê diante da oportunidade de entrevistar o Todo Poderoso, Deus (David Strathairn). Em diversos momentos, Paul é confrontado sobre sua fé e vive situações contestadoras.

 

Sansão

O longa conta a história bíblica de um homem chamado por Deus, que possuía uma força sobrenatural, e foi escolhido para libertar seu povo da escravidão. Porém, suas decisões impulsivas o colocam contra o Império filisteu. Capturado, traído e cegado, Sansão pede a Deus forças para enfrentar a sua última batalha. 

 

A Cabana

Adaptado do livro de mesmo nome, escrito por William P. Young, a história do filme gira em torno de Mack Phillips, que depois de sofrer uma perda irreparável em sua família, passa por uma revolta e tristeza profunda. Questionando sua fé, ele é convidado, por meio de uma carta misteriosa, a um encontro com um trio de desconhecidos em uma cabana. Lá, Mark tem a oportunidade de receber algumas respostas, curar suas feridas e reencontrar a sua fé e felicidade.

 

À Prova de Fogo

O filme conta a história de Caleb, um bombeiro herói que preza a dedicação e o serviço ao próximo acima de tudo. Ele é capaz de salvar tudo e todos, exceto o seu próprio casamento. Caleb passa a ter o desejo de transformar sua vida e seu casamento por meio do poder curativo da fé e aceita o desafio de tentar reconquistar sua esposa com a ajuda de Deus, amando e se dedicando a ela incondicionalmente, apesar das dificuldades entre os dois. Para isso ele usa o lema dos bombeiros: nunca deixe seu parceiro para trás.

 

Deus Não Está Morto 

O filme conta a história de um aluno da universidade que é obrigado a debater com seu professor de filosofia ateu, para que o jovem prove que Deus não está morto para toda a classe, disputa essa que acaba afetando até os seus relacionamentos. O confronto traz grandes lições não só para o jovem, mas para todos que o rodeiam. O filme custou apenas (levando em conta, claro, o que se gasta atualmente em Hollywood na produção de um filme) US $2 milhões e arrecadou, só nos EUA, US $60,7 milhões.

 

Deus Não Está Morto 2

Lançado pela Pure Flix Entertainment, o enredo do segundo filme da sequência Deus não está morto também se desenrola no contexto escolar, quando uma professora passa a ser perseguida por Brooke, um jovem estudante do ensino médio, por causa de seu hábito de fazer citações bíblicas nas aulas, debatendo sobre religião. Por causa da grande proporção do desentendimento, os pais do estudante decidem processar a professora e a instituição O filme propõe a problemática do direito de crer e manifestar essa crença em qualquer lugar.

 

Quarto de guerra

Se você precisa de uma nova perspectiva sobre o poder da oração, esse é o filme ideal. Quarto de guerra conta a história de um casal que aparenta ter uma ótima vida, uma filha linda e uma casa dos sonhos. Mas na verdade o casamento se tornou uma zona de guerra e sua filha um dano colateral. Com a orientação de uma sábia, a esposa descobre que pode começar a lutar pela família. E a medida de sua oração e fé, a esposa transforma sua vida e seu marido se junta a ela nesta luta. Juntos, seu verdadeiro inimigo não tem uma oração.

 

Em defesa de Cristo

Lee Strobel é um jornalista durão que está exatamente onde queria na sua carreira: no topo. Leslie, sua esposa, começou a ter fé em Cristo, indo contra suas crenças, já que é um ateu declarado. Para salvar seu casamento, Lee utiliza sua experiência jornalística e legal para iniciar uma busca a fim de contestar as reivindicações do Cristianismo. Em Defesa de Cristo é baseado na história real do jornalista americano outrora ateu Lee Strobel. Após ganhar um prêmio por um relatório investigativo, ele foi promovido no Chicago Tribune. Em casa, a situação é diferente. Revoltado, após sua esposa Leslie (Erika Christensen) converter-se à fé cristã, decide usar seus dotes jornalísticos para provar que tudo o que se registrou e pregou até hoje sobre Cristo não passou de uma farsa. Perseguindo a maior história da sua carreira, ele se defronta com resultados inesperados que podem mudar o que ele acredita ser a verdade. O elenco é formado pela ganhadora do Oscar Faye Dunaway (Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas), Robert Forster, indicado ao Oscar por sua atuação em Jackie Brown, de Quentin Tarantino e Mike Vogel, que interpreta o protagonista. O ator trabalhou em séries de sucesso, como Under The Dome e Bates Motel e atuou em grandes filmes, como Histórias Cruzadas e Cloverfield – Monstro.

 

Milagres do Paraíso

O filme é baseado na história verdadeira de uma família americana, do estado do Texas. Milagres do Paraíso conta o drama da filha do meio do casal Christy (Jennifer Garner) e Kevin Beam (Martin Henderson), Annabel Beam, que recebe o diagnóstico de uma doença fatal. A família, que é cristã, vê a sua fé ser testada enquanto a saúde da menina se deteriora pouco a pouco. Mas tudo muda quando Annabel leva um tombo de uma árvore e ela e sua família assistem a um verdadeiro milagre acontecer.

 

O Poder da Graça

Dos mesmos criadores de À Prova de Fogo, o filme conta a história de Mac, que ao perder seu filho em um acidente, passa a ter raiva de Deus e das pessoas, guardando dor e amargura por 17 anos. Mac se une com seu parceiro de patrulha para superar diferenças e ajudar um ao outro.

 

Você Acredita?

Dos criadores de Deus Não Está Morto o filme Você Acredita? conta a história de um pastor que segue o seu caminho quando ele se depara com um morador de rua que prega a Palavra de Deus e o questiona sobre sua crença. O pastor então resolve que deve colocar a sua fé em prática e a partir disso, doze histórias se entrelaçam onde será colocado uma prova de até onde a fé deles em Deus irá.