
A rinoplastia é uma das cirurgias que está mais em ascensão no Brasil. Alguns dos principais motivos para essa ascensão são o uso da tela do celular e o acesso imediato à imagem de si próprio: a famosa ‘selfie’.
Essa cirurgia tão importante, realizada por cirurgiões plásticos especialistas para a correção estética do nariz, parece algo simples. Contudo, deve ser considerada com seriedade e respeito!
Localizado na região mediana da face, esse pequeno órgão chamado nariz é composto de diversas estruturas anatômicas, que causam o aquecimento e umedecem o ar para que ele chegue aos pulmões na sua forma mais adequada.
De uma forma linda e perfeitamente orquestrada, fomos criados com essa projeção na face para evitar alguns problemas, tais como: pneumonias recorrentes, amigdalites ou outros tipos de infecções que estaríamos susceptíveis, caso ele não existisse.
Considerando isto, é que os profissionais adequados e especializados neste órgão dedicam estudo, não apenas para melhorar a estética, como, também e não menos importante, a função respiratória.
Por isso, recomenda-se que, nesta procura desenfreada por corrigir o que os olhos veem, exista uma consciência, por parte do paciente, da importância de associar o todo, para que se acompanhe o que será modificado externamente, não provocando, assim, transtornos respiratórios.
Infelizmente, o apelo do marketing e das redes sociais tem levado muitos a caminharem em busca do que parece ser mais fácil, rápido e menos oneroso financeiramente.
Entretanto, as consequências, muitas vezes graves, têm demonstrado, ainda com mais veemência, o quanto é necessário a existência de maiores esclarecimentos à população sobre tais fatos.
Lesões, muitas vezes, irreversíveis, têm aparecido em número ascendente nos consultórios dos especialistas em rinoplastia.
“Por isso, recomenda-se que, nesta procura desenfreada por corrigir o que os olhos veem, exista uma consciência, por parte do paciente, da importância de associar o todo.”
É recomendado ao paciente uma procura intencional do profissional desejado, que se dá, dentre outros modos, por meio do acesso ao site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), onde é possível procurar pelo nome e número de registro do médico (CRM), além de se informar sobre as especializações em rinoplastia estética e parte funcional.
Atente-se às recomendações e respeite-se em primeiro lugar, caso deseje ser submetido a este procedimento!
Não se condene por querer modificar algo que vem causando constrangimento social em sua alma, todavia, seja intencional e busque pelo melhor sempre, porque é isso que você merece!

Dra. Paula Furtado
Olá! Sou Paula Parreira Furtado, Graduada em medicina, com especialização em cirurgia geral pela FHEMIG, cirurgia plástica pela SBCP e subespecialização em rinoplastia e cirurgia reconstrutora do nariz, com formação nos Estados Unidos, Alemanha e Turquia. Sou Cristã e tenho a seguinte Filosofia Profissional: Um propósito a cumprir: seguir o propósito de Deus; Uma honra a ser dada: a Deus; Uma alegria diária: realizar o trabalho com ética e muito esforço.