
Quando o assunto é ingressar na faculdade, muitos cristãos podem se ver receosos em relação às ideologias e desafios que vão se deparar por lá. Uma das dificuldades é encontrar um grupo que tenha os mesmos princípios do Evangelho e assim se enturmar.
Tendo em vista essa realidade, uma plataforma foi criada nos EUA para ajudar jovens cristãos a se conectarem com demais alunos, comunidades e ministérios em suas universidades.
Leia também a nossa coluna sobre a importância do evangelismo universitário
A “Every Student Sent” (Cada Aluno Enviado, em português) foi criada para que a taxa de 66% de abandono da igreja pelos estudantes diminua. A pesquisa de 2019, feita pela LifeWay Research, apontou que quase metade (47%) desses jovens disseram que a faculdade desempenhou um papel importante nessa ausência por pelo menos um ano.
A plataforma é uma iniciativa da organização Campus Renewal que capta os estudantes desde o início da vida acadêmica e desenvolve um trabalho para capacitá-los e usá-los como discípulos de Cristo onde estiverem.
“Com muitos alunos seculares em todo o país, temos alunos que vão para lá, não estão preparados para o tipo de mundo em que vivemos hoje e não estão sendo discipulados para isso de forma eficaz”, declarou Jeremy Story, o fundador da Every Student Sent.
Em entrevista à CBN News, ele ainda continuou: “Então o que acontece é que quando eles chegam à faculdade, muitas vezes, sua fé é destruída”.
Quando o aluno se cadastra na plataforma, além de encontrar uma comunidade cristã próxima para se associar, tem acesso a uma série de estudos específicos para se preparar para os desafios que virão no ensino superior.
Um dos cursos é projetado especificamente para que eles possam “prosperar em ambientes seculares, iniciar comunidades do Evangelho de onde quer que estejam e experimentar Jesus de uma maneira totalmente nova”, diz o site oficial da Every Student Sent.
O que faz os universitários cristãos abandonarem a fé?
De acordo com o Navigators, um ministério cristão internacional e interdenominacional com sede nos EUA, as primeiras 72 horas no campus universitário são decisivas para os cristãos.
É esse tempo que determina com quem os alunos vão se relacionar na faculdade e, consequentemente, isso determinará suas trajetórias na religião. Por isso, saber onde encontrar irmãos de fé desde o início da carreira acadêmica é imprescindível.
Um estudo divulgado recentemente revelou que 43% da geração Millennials no país diz que não sabem, não se importam ou não acreditam que Deus existe. A pesquisa da Arizona Christian University apontou que um dos motivos para essa situação é o resultado de como a Igreja tem treinado os jovens.
Os dados da LifeWay Research especificaram o que faz os cristãos universitários deixarem as suas congregações. Praticamente todos (96%) disseram que a mudança de vida foi o motivo para a decisão.
Outra grande parte, um total de 73%, associou a igreja ou o pastor como a razão da saída. As crenças religiosas, éticas ou políticas levou 70% deles a desistirem da comunhão.