Olá, este mês vamos conversar sobre o que vestir em algumas ocasiões do nosso cotidiano, pois o modo como você se veste, muitas vezes revela o tipo de pessoa que você é.
Isso não quer dizer, entretanto, que você precisa vestir roupas de grife caríssimas para passar uma imagem de elegância e bom gosto.
Há estudos que indicam que a maneira como uma pessoa está vestida influencia nossa avaliação sobre ela, como senso de responsabilidade, eficiência e até QI, além do status social. É um julgamento pela comunicação visual que, comandada pela vestimenta, pode criar um elo que perdura por um longo tempo. Os americanos chamam isto de “body language”.
Não menospreze um ditado popular que diz: “a primeira impressão é a que fica”. De agora em diante, com as orientações abaixo, você não tem mais motivos para dizer que não sabe se vestir.

Com que roupa?

Preciso ir de longo a um jantar chiquérrimo? E para receber os amigos em casa – fico mais despojada ou me arrumo toda? Essas perguntas vivem pairando em nossa mente em dias especiais.
Para resolver essas e outras dúvidas de moda, seguem as dicas da personal stylist de Belo Horizonte Ana Paula Pedras.

Jantar Formal

Para ocasiões como esta, os materiais devem ser refinados, como seda, tafetá e cetim. Vale também aplicações de brilhos, pedras e rendas. As sandálias devem ter tiras e saltos mais finos, além de serem feitas de tecido, verniz e materiais nobres. Se quiser ousar, em ambientes menos conservadores, você pode usar sandália ou sapato mais pesado, com tiras largas, por exemplo – mas o material continua sendo sofisticado. As bolsas devem ser menores e em materiais mais refinados, como metal, tecido com aplicações ou couro de animal. Os acessórios devem ser bem escolhidos. Podem ser jóias, semi-jóias ou bijuterias, mas devem acompanhar o look de festa.

Jantar Informal

Neste caso, o look dá mais liberdade. Os acessórios podem ser elegantes, mas não precisam ser jóias de festa. As bolsas devem ser menores do que as bolsas do dia-a-dia, mas não precisam ser tão pequenas. Carteiras de mão grandonas, ou bolsas médias são ótimas pedidas! A maquiagem pode ser escura, mas não precisa ser muito trabalhada. Um top com brilhos leves, calça de corte reto e uma carteira de mão são ideais.

o que vestir - mulher em dúvida com relação a roupa

Coquetel

Coquetéis, lançamentos ou qualquer evento noturno em que o dresscode não foi definido pedem uma dose de bom senso. O ideal é pensar em torno do lugar e das pessoas que vão estar no evento e definir um meio termo de formalidade. Um top de tecido elegante e refinado, saltos não muito grossos, calças em corte reto e uma carteira de mão deixam qualquer mulher elegante e o look transita bem em ambientes formais e informais.

Para receber convidados em casa

Se vestir para receber em casa depende da formalidade do evento que você propõe. Se for um jantar em que você enviou convites impressos e contratou um bufê, é ideal que a anfitriã esteja vestida como se fosse a um jantar formal. Afinal, é esse o evento que você está propondo, e é seu papel deixar os convidados à vontade.
Caso seja uma reunião informal entre amigos, você deve estar confortável, mas ainda assim não esqueça que tem visitas. Nada de receber os convidados de chinelo e meias e usando sua camiseta furada de dormir! Escolha sapatos baixos (provavelmente você vai servir seus convidados, buscar copos etc), como sapatilhas e sandálias rasteiras. O ideal é escolher peças com cortes básicos, como calças retas e camisetas, e deixar a graça do look para os acessórios. Sandálias rasteiras e sapatilhas com pedrarias, bordados e cores diferentes, cintos que chamem a atenção, colares grandes e coloridos… Assim você fica confortável para se movimentar e servir seus convidados e continua bonita e arrumada!

Roupa para trabalhar

Prefira tecidos como tricôs finos, viscolycra e algodão. Se você trabalha de saia, invista em peças com barra de até uns 3 dedos acima dos joelhos. Na dúvida, sente-se e observe como a saia fica (ela não pode ultrapassar o limite de 5 dedos para cima dos joelhos).
Se o uso do jeans é liberado, uma boa calça e uma blusinha (nada de decotes e cavas muito abertas) é o ideal.

Roupa para ir à academia

Você precisa usar roupas que te dêem conforto, que permitam que você se movimente bastante e que também absorvam o suor (e sequem com mais facilidade), então é necessário que você use tecidos de fibras naturais como o algodão ou o linho. O suplex também é um tecido muito usado nas academias, justamente por ser elástico e não reter suor.

Estas foram algumas dicas sobre vestuários. Espero que tenha gostado e nos vemos na próxima coluna.