Há quase 20 anos com uma doença que tirou a sua visão, um idoso nas Filipinas voltou a enxergar após passar por uma cirurgia. O homem, que não teve o nome divulgado, removeu a catarata no dia 12 de março.

Aos 65 anos, o idoso realizou o procedimento de remoção que durou apenas 7 minutos. No vídeo, ainda cambaleando por causa da anestesia, ele aparece muito emocionado e feliz com a cura. A operação só foi possível com o apoio de uma instituição de caridade e com doações.

Assim que levantou da mesa de cirurgia, o filipino já conseguiu ter a sua visão de volta. Ele olha para as pessoas ao redor e declara: “Meu Senhor, obrigado!”. Os médicos e demais presentes ainda davam “aleluias” e logo o idoso os abraça.

“Eu costumava trabalhar em grandes hospitais, mas decidi abrir minha própria clínica na minha cidade para retribuir, porque estudei a faculdade de medicina com bolsa integral”, conta Noel Lacsamana, o cirurgião do caso. “Mais de 60% dos meus pacientes são casos de caridade, a maioria deles são idosos que viajam de ônibus da capital Manila para minha clínica na província”, concluiu.

A International Eye Center, na província de Pampanga, foi o local onde ocorreu a operação. Noel falou sobre o momento especial que presenciou ao veículo de comunicação Newsflare: “O paciente conseguiu enxergar novamente depois de todos aqueles anos”.

O especialista recebeu o carinho do paciente que também o agradeceu pelo dom que Deus o concedeu. “Deus colocou conhecimento nas pessoas para ajudar os outros e fazer o bem. Obrigado a Nosso Senhor e também a você, Doutor Noel”, disse o idoso.

“Lembre-se de que Deus nos criou à sua imagem para adorar ao Senhor e fazer o bem”, completou. Sua esposa, também muito emocionada, informou que há quase duas décadas o marido havia perdido lentamente a visão do olho direito e, depois, a do olho esquerdo.

Quando ouviu falar sobre o trabalho do cirurgião Noel, por meio de um programa de rádio, ela assegurou que, com o médico, o marido tinha “esperança de que pudesse ver novamente”. “Ele não queria ir a outros especialistas, só aqui, porque as pessoas diziam que este lugar é o melhor”, continuou a mulher. 

A fé e a esperança do casal tiveram resultados. Noel Lacsamana, profissional na área há 16 anos, ficou impressionado com a rápida recuperação do idoso. “Logo depois de ser operado, este homem conseguiu enxergar depois de 19 anos no escuro. Só Deus pode curar, sou apenas seu instrumento”, reconheceu o médico.