Uma paciente de 56 anos teve uma grata surpresa da sua equipe médica. Nesta semana, profissionais da saúde que a acompanhava anunciaram sua saída da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde estava entubada devido complicações da Covid-19.

Mas a notícia não é só essa! É que os funcionários do Hospital da Mulher, no Ceará, decidiram inovar ao avisar a recuperação de Regina Pires usando cartazes com frases. O anúncio de forma carinhosa foi feio pelo fisioterapeuta Roni Rodrigues e a gravação de toda cena viralizou na internet. 

“Parabéns dona Regina, você venceu mais uma batalha em mim, na vida”, dizia um dos textos. A paciente, que estava internada há 10 dias com a doença, foi informada da sua extubação [retirada dos tubos] na última segunda-feira, dia 22. 

Roni escreveu o cartaz com a ‘vida’ como remetente, outro trecho falava: “Vamos respirar agora fora desse tubo?”. A atitude do fisioterapeuta da UTI do Hospital da Mulher revela a humanização dos tratamentos médicos, ainda mais nesse momento de pandemia.

O profissional disse que retirar os tubos de um paciente é “poder levar a esperança de dias melhores”, em uma entrevista concedida ao G1. Por isso, ele preza por fazer o processo sempre de forma “lúdica, carinhosa e cheia de afeto”.

O fato de Regina ter passado por uma situação de agravamento da sua saúde, era motivo de uma alegria maior. “Dona Regina é mais uma das inúmeras pacientes com quem eu e minha equipe temos êxito. Vamos vencer”, relatou o fisioterapeuta.

Roni contou ainda que ele e seus colegas sempre realizam o tratamento com muita compaixão, o que contribui para a melhora dos pacientes. “Eu coordeno uma equipe de fisioterapia de UTI muito humanitária. Equipe muito linear e humana. Desde o começo da pandemia, que completou um ano, fizemos isso”, explica.

Quando Regina acordou, logo após os aparelhos serem desligados, ela leu as mensagens de Roni e não conteve o choro de felicidade. “Colocou a mão no coração e bateu palmas”, disse Roniz

A ação foi motivo de alegria mútua. Roni Rodrigues finalizou dizendo: “Ela nos olhava com agradecimento e nos sentimos também acolhidos”.

 

Fonte: Com informações do site G1