Aquilo que pode ser loucura para uns, é motivo de grande alegria para outros. É isso que está acontecendo na vida de Seth Mahiga, o ex-ateu queniano convertido ao Evangelho de Jesus.

Mahiga era líder da Sociedade de Ateus do Quênia (AIK, na sigla em inglês), antes um crítico da fé cristã, hoje uma nova criatura. A renúncia ao cargo foi divulgada neste último sábado, dia 29, pela página oficial da organização no Twitter, que precisou comunicar a verdadeira motivação de sua saída.

“Esta noite, lamentavelmente, nosso Secretário, Seth Mahiga, tomou a decisão de renunciar ao cargo de Secretário de nossa sociedade. O motivo da renúncia de Seth é que ele encontrou Jesus Cristo e não está mais interessado em promover o ateísmo no Quênia”, informa o post.

A publicação foi escrita pelo próprio presidente da AIK, Harrison Mumia. Apesar da reviravolta, Harrison foi sereno em suas palavras e agradeceu Seth pelo tempo que passou na função de secretário. Ele ainda desejou “tudo de bom em seu novo relacionamento com Jesus Cristo”.

A notícia correu o país que possui cerca de 52 milhões de habitantes. Conforme dados do Statista de 2019, a maioria da população, 85%, se declara cristã.

O ex-ateu passou os últimos 18 meses nessa que é a primeira organização registrada que atende a essa visão no país. Entre os princípios da AIK defendidos anteriormente por Seth estavam a promoção e prática do “exame aberto, racional e científico do universo e nosso lugar nele”, e “defender que a ética e a moralidade sejam baseadas em ideais e valores racionais e humanísticos”.

Ainda segundo a AIK, “o ateísmo é, no sentido mais amplo, uma ausência de crença na existência de divindades. De forma menos ampla, o ateísmo é uma rejeição da crença de que quaisquer divindades existem. Em um sentido ainda mais restrito, o ateísmo é especificamente a posição de que não há divindades”. As antigas certezas do ex-ateu se tornaram insustentáveis.

Seth testemunhou a sua conversão durante o culto de uma igreja evangélica transmitido pela Elevate TV Kenya. Ele declarou que estava passando por “dificuldades na vida” antes de se desligar da Sociedade dos Ateus.

Ao terminar sua fala, emocionado, o novo convertido acompanhou toda a congregação louvar a Deus por sua salvação. O pastor local finalizou o encontro lembrando o que a Bíblia diz em Isaías: “Diante de mim todo o joelho se dobrará e toda língua confessará que Eu Sou Deus”.