A ida ao supermercado pode ser revolucionada nos próximos anos caso uma tecnologia conhecida como “carrinho inteligente” se expanda pelo mundo. Algumas redes de supermercados internacionais têm oferecido o serviço que  permite que o consumidor faça uma compra sem passar pelo caixa.

A inteligência artificial funciona embutida no próprio carrinho facilitando o processo de escolha dos produtos. A Rede de supermercados Sobeys, do Canadá, por exemplo, testou o equipamento que inclui uma tela touchscreen em que aparece sugestões de produtos, promoções e ajuda os consumidores a encontrá-los pela loja.

Diminuindo as enormes filas nos estabelecimentos, a empresa começou os testes em Oakville, cidade da província de Ontario, em 2019. O carrinho também possui tecnologia capaz de escanear e pesar os itens, mostrando seus valores totais em tempo real durante a compra.

Outra empresa especializada em robótica tem investido nesse tipo de tecnologia para os supermercados. A A2Z, que é propriedade da rede israelense Yochananoff and Clal Insurance, tem realizado testes com os carrinhos. Com o bom desempenho, a empresa pretende entrar em contato com outras redes de varejo. Ela recrutou um CEO e outros 22 funcionários para acelerar o desenvolvimento e a comercialização do produto.

Eitan Yochananoff, CEO e acionista controlador da empresa, informou que  já estão usando os carrinhos inteligentes em suas filiais no centro de Rehovot e em Mivkiim em Ashkelon. Ele explicou também que o investimento na A2Z, que participou do processo de desenvolvimento do produto, desenvolveu o produto que acredita que está à frente dos concorrentes.

Com o carrinho cheio, os clientes têm duas opções de pagamento, no cartão de débito ou crédito em um terminal integrado. Além disso, eles contribuem para a economia de tempo do cliente e potencializa a experiência de compra.

 

Fonte: Com informações do portal Consumidor Moderno