
Olá querido leitor. Eu sempre digo que, independentemente de qualquer dica de beleza, o mais importante, é manter hábitos saudáveis, pois estes hábitos influenciam em todo o nosso corpo. Falando especificamente do cabelo, por exemplo, quando ingerimos os alimentos, todos os seus nutrientes são transportados para o bulbo capilar, ajudando assim, no crescimento e na força do fio e é por isso que a nossa alimentação interfere diretamente na saúde do nosso cabelo.
Alimentos ricos em vitamina A, D e E, proteínas, ferro e magnésio são combatentes contra a queda e dão força ao cabelo. Portanto, se possível, tenha uma alimentação balanceada, beba sempre muita água e pratique algum esporte. Dito isso, vamos às dicas.
Couro cabeludo
Eu acredito que muitos não sabem, mas cuidar do couro cabeludo é um dos segredos para manter as madeixas sedosas e com brilho, pois o bulbo capilar se localiza dentro do couro cabeludo e, por isso, é muito importante tratá-lo com cuidado.
É dentro do bulbo que as células se desenvolvem e fazem os fios crescerem, recebendo também todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento capilar.
Séruns revitalizantes e shampoos antirresíduos são produtos profissionais desenvolvidos exclusivamente para o seu tratamento, evitando o acúmulo de sujeira e oleosidade.
Massagear o couro cabeludo também beneficia o crescimento dos fios.
Penteado
Outra dica importante que pode fazer muita diferença, é pentear os cabelos da maneira correta. Preferencialmente, utilizar pente de madeira e com dentes largos para cabelos lisos, podendo ser penteado várias vezes ao dia, mas sem excesso, para evitar a oleosidade.
Podendo se desalinhar e ficar excessivamente volumosos, os cabelos cacheados, ondulados e crespos devem ser penteados com muito cuidado, apenas após a lavagem, com pente ou escova.
Corte
Algumas mulheres têm pavor da tesoura, mas para os cabelos, o famoso corte das pontinhas é necessário ser feito a cada três meses, dando tempo para o cabelo crescer de maneira saudável. Especialmente aqueles que se ressecam facilmente, pois possuem mais tendência a pontas duplas, o que dificulta o crescimento dos fios.
Cortes desfiados, principalmente aqueles feitos com navalha, por mais lindos que sejam, devem ser evitados, pois o fio será descamado e, portanto, mais propenso a pontas indesejadas.
As pontas precisam de atenção especial além do corte das pontinhas. Quanto mais “Rapunzel”, mais difícil se torna a nutrição natural dos cabelos, podendo torná-los ressecados e com pontas duplas.
Existem silicones e séruns no mercado que auxiliam na nutrição, fazendo a selagem das pontas de maneira temporária.
Lavagem
Cada cabelo tem seu aspecto, sendo ele: seco, oleoso ou normal; e cada um deles precisa de cuidados especiais ao serem lavados, lembrando também do comprimento de cada um.
Ao lavar os cabelos, devemos massagear bastante o couro cabeludo, para ativar a circulação. A quantidade de shampoo deve ser proporcional ao tamanho dos fios: sem exageros, apenas o ideal para chegar até as pontas.
Cabelos Oleosos
A água quente proporciona ainda mais oleosidade aos cabelos, portanto, os cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias, utilizando água morna ou fria. Procure por produtos específicos que controlem o óleo do couro cabeludo e condicionadores ou cremes sem enxágue devem ser usados apenas nas pontas.
Cabelos Secos
Se você percebe que seus cabelos estão sem brilho, frágeis e sem movimento, você provavelmente possui um cabelo com aspecto seco. Isso ocorre pela falta de oleosidade no couro cabeludo. Produtos que hidratam é o ideal para serem utilizados neste tipo de cabelo. Se o seu caso é de extremamente seco, o condicionador hidratante pode ser aplicado não só nas pontas, mas também no comprimento.
Cabelos Normais
Já os cabelos normais, tendo a oleosidade controlada, são o sonho de toda mulher. O ideal é fazer a limpeza com shampoo neutro dia sim, dia não e evitar aplicação de condicionador nas raízes.
Secagem
Deixar com que os cabelos sequem naturalmente é sempre a melhor opção. Se for utilizar o secador, mantenha certa distância do cabelo. O uso de um protetor térmico é imprescindível sempre que utilizar algum método de modelagem dos fios que envolva superaquecimento, seja chapinha, secador ou babyliss. Até mesmo para a secagem com o secador, recomenda-se a utilização do protetor térmico, pois preserva os fios. A temperatura do seu aparelho deve se manter abaixo de 180ºC. Se você o utilizar três ou mais vezes por semana, é importante intensificar o tratamento hidratante dos fios.
Estas são algumas dicas para você, que quer começar a ter cabelos mais saudáveis e sedosos. Espero que tenha gostado e, precisando, estou à disposição para tirar qualquer dúvida.
Nos vemos na próxima coluna.

Luana Marra
Olá! Sou Luana Mendonça Marra casada com Willian Marra, mãe de duas princesas Beatriz e Yasmin. Sou empresária, e me formei em teologia pelo Seminário Teológico Carisma em 2018. Atualmente, atuo como maquiadora profissional, trabalhando com maquiagens de todos os tipos, de artísticas a básicas, e também atuo como Influencer Digital na área.