Olá querido leitor, hoje vamos falar de um assunto sobre o qual muitos já escutaram, mas ainda não trouxeram para a sua rotina. Os cuidados com a pele ou mais conhecido como o famoso “Skincare”.

Vamos falar um pouco sobre todos estes assuntos.

Antes de tudo, o mais importante para ter um cuidado diário, não só com a pele, mas com todo o corpo, é a ingestão de água. Manter uma boa hidratação é essencial, pois a água fornece nutrientes essenciais para as células da pele e mantém sua umidade ideal. Ela reabastece o tecido e aumenta sua elasticidade. Isso ajuda a atrasar os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas.

Agora, vamos aos cuidados. Eu sempre digo que com apenas quatro passos você consegue manter sua pele saudável, protegida, bem cuidada e com resultados que vão te surpreender: higienização, tratamento, hidratação e foto proteção.

Primeiro passo: higienização

A higienização nada mais é do que limpar as impurezas da sua pele, devendo ser feita todos os dias pela manhã, ao acordar, e a noite, antes de dormir. É essencial retirar a oleosidade excessiva da pele, qualquer resquício de maquiagem, a poluição que entra em contato com a nossa pele e produtos que podem prejudicá-la, fazendo com que ela não respire adequadamente.

Uma observação muito importante é não utilizar no rosto o mesmo sabonete que você utiliza para o restante do corpo. A pele do nosso rosto necessita de cuidados específicos para ela. A escolha de um produto ideal para cada necessidade facial é de vital importância, pois evita desequilíbrio ou efeito contrário ao desejado, como aumento da oleosidade e surgimento de acnes.

A utilização de tônicos faciais complementa a limpeza feita na higienização. Eles retiram as impurezas mais profundas e residuais da pele e a prepara para os produtos de tratamento. Além disso, melhoram a ação do hidratante e do creme de tratamento, regulam o PH da pele e a revitalizam.

Existem tônicos para diferentes funções como impedir a formação de cravos e espinhas, controlar o brilho do rosto e auxiliar na cicatrização das espinhas. Podem matificar, acalmar, energizar e adstringir a pele. Basta escolher o tônico com a descrição que mais se encaixa na sua necessidade.

Segundo passo: tratamento

Naturalmente, passamos pelo processo de envelhecimento da pele. O tratamento e, principalmente, a prevenção das rugas e linhas de expressão é um passo necessário, pois diariamente estamos expostos a vários fatores que aceleram esse processo na pele, como a falta de água no organismo, má alimentação, exposição excessiva ao sol e a poluição, que diminuem a produção de colágeno e elastina.

Prevenir é sempre a melhor opção, portanto, quanto antes a pessoa começar a cuidar da sua pele melhor. Por volta dos 30 anos, as rugas e linhas de expressão geralmente começam a aparecer, mas se a pessoa não se proteger, estando exposta aos fatores citados anteriormente, elas podem começar a surgir antes. Por isso é tão importante, desde cedo, adotar uma alimentação saudável, prevenir com produtos anti-idade, ir ao dermatologista e utilizar produtos adequados à necessidade da sua pele.

Mas Luana, com quantos anos posso começar a cuidar da minha pele? Segundo especialistas, o ideal é iniciar os cuidados com a pele ainda na adolescência, com a utilização de protetor solar e a higienização diária, sempre pensando no tipo de pele de cada um.

Mas já não sou mais um(a) adolescente, ainda dá tempo de cuidar da minha pele? É claro que sim! Existem no mercado vários produtos anti-idade e para tratamento de linhas de expressão e rugas, que trazem resultados extraordinários se utilizados corretamente.

Terceiro passo: hidratação

As pessoas de pele oleosa chegam a se arrepiar quando ouvem falar em passar creme no rosto (eu era uma dessas pessoas), mas o que é necessário saber, é que a hidratação da pele nada tem a ver com a oleosidade. A hidratação é a reposição ou retenção de moléculas de água na derme e epiderme, que são as camadas mais superficiais da pele. Já a oleosidade é o excesso de sebo produzido pela pele. Portanto, é fundamental a hidratação, independentemente do tipo de pele, incluindo a oleosa. Manter a pele hidratada ajuda a controlar aquela aparência brilhosa que incomoda tantas mulheres e homens.

São vários os benefícios de manter a pele bem hidratada, dentre eles a maciez, viço e luminosidade. A hidratação previne também o envelhecimento precoce da pele, preservando a elasticidade e o colágeno.

Quarto passo: foto proteção

E por último, mas não menos importante, a foto proteção. Proteger a sua pele com filtro solar é indispensável. A utilização diária do protetor solar evita as manchas e o câncer de pele. Sem falar na prevenção das linhas de expressão. Atualmente, existem vários tipos de protetor solar, com texturas para todos os tipos de pele, auxiliando assim no controle de oleosidade. Tem também os tonalizantes que, além de te proteger do sol, garante o disfarce de imperfeições e ainda protege a sua pele dos efeitos da luz visível, unindo a beleza à saúde.

Se você ainda quiser potencializar a ação do protetor solar, pode ser utilizada uma Vitamina C antes de passá-lo, pois ela recupera a integridade do DNA celular.

Não podemos esquecer que retocar o protetor a cada duas horas é muito importante, seja em locais fechados ou na exposição direta ao sol.

Com relação à quais produtos usar e valores, o nosso mercado hoje, seja nacional ou internacional, oferece inúmeros produtos de diferentes marcas e valores que possibilitam este cuidado e tratamento, mas é sempre bom se informar, saber qual o seu tipo de pele e quais os melhores produtos para suprir as necessidades dela.

Para isso, procure um médico dermatologista ou profissional capacitado para te auxiliar nessa descoberta e te orientar sobre o que é melhor para a saúde e a beleza de sua pele.

Espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre os cuidados com a pele, e nos vemos na próxima coluna.