
Nós mulheres, costumamos olhar no espelho e nos ver de acordo com o grau de satisfação que estamos com relação a nosso corpo. Se estamos satisfeitas, nos aceitando e gostando de nosso corpo, consequentemente vamos nos ver de maneira feliz, saudável e realizada. Porém, quando não estamos nos sentindo bem com nós mesmas, nos vemos tristes, desmotivadas e sem disposição.
Quem nunca ouviu pessoas dizendo que o aspecto emocional interfere no corpo físico? O tempo todo, não é mesmo? E isso é uma grande verdade! Se estamos tristes, desmotivados, abatidos, ansiosos, depressivos, isso reflete diretamente em nosso corpo por meio de doenças, dores, manchas na pele, mal estar, enjoos e diversas outras coisas derivadas.
Porém, temos que entender que o contrário também ocorre. Da mesma maneira que o emocional afeta o físico, o físico também afeta o emocional. E se eu estou me vendo e gostando do que vejo, consequentemente meu humor estará melhor, minha disposição maior e minha vitalidade renovada a cada dia.
Vamos listar três casos mais comuns relacionados a como a maneira a qual você se vê interfere em seu emocional.
1 – Quando me olho no espelho e não gosto do que vejo.
Esse é o mais comum e, muitas vezes, o vilão das mulheres hoje em dia. Algumas de vocês devem estar se questionando: “mas isso é vaidade! Eu não preciso me achar bonita para me sentir bem”. Lembre-se, não estamos falando de vaidade, mas sim de bem estar físico e mental! Imagine o quanto será bom você se olhar no espelho, se amar, saber que está saudável, com os resultados de seus exames excelentes e pronta para iniciar mais um dia com muita determinação e energia! Excelente não é? E é assim que deve ser. Portanto, vamos buscar reverter essa situação. Vamos buscar nos olhar no espelho e amar o que estamos vendo e não simplesmente nos criticar, ok!?
2 – Roupas que não entram mais.
Existe coisa pior do que você estar se preparando para sair, se maquiar, se preparar toda, e quando vai experimentar a roupa, ela não entra? É desolador, não é mesmo? E isso é outro fator que acontece demais no dia a dia das mulheres e influencia diretamente no emocional. Você terá que escolher outra roupa e, muitas vezes, sai de mal humor pelo ocorrido. Algumas mulheres nem saem, desistem e acabam ficando em casa. E aqui proponho um desafio para você. Pegue aquela roupa que sempre quis usar, que gosta muito e que está guardada no armário há muito tempo por não servir em você. Separe e coloque como meta para você, vestir essa roupa de forma confortável. Fechado? Quero ver o resultado de vocês! Contem comigo para isso!
3 – A mulher que possui o equilíbrio entre mente e corpo.
Aqui trabalhamos o cenário ideal onde vivem as mulheres de sucesso na vida. Mulheres que possuem sucesso em suas atividades diárias, mulheres que possuem disposição para o dia a dia. Que conseguem cuidar bem de seus filhos e de sua família, que lutam, batalham e terminam seu dia com sensação de dever cumprido, se sentindo uma verdadeira heroína. Esse é o ponto do amor próprio, da autoestima elevada e da felicidade plena. É aqui que eu desejo ver todas vocês!
“Lembre-se, não estamos falando de vaidade, mas sim de bem estar físico e mental!”
Precisamos ver a qualidade de vida como a união entre o físico e o emocional. Ver tudo como algo único que precisa ser cuidado para alcançar a plenitude na vida. O verdadeiro equilíbrio é o que engloba o físico e o emocional!
Existem diversas maneiras de alcançar esse equilíbrio. A atividade física é uma delas. O emagrecimento nos proporciona um grande resultado. O corpo desejável cria uma mente mais forte, aumentando a autoestima e a autoconfiança. Portanto, se amar é o segredo para viver em harmonia consigo mesma!

Mônica Mangerotti
Olá! Sou Mônica Mangerotti, Profissional de Educação Física, formada há 10 anos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Gestão e Organização do Esporte, amo o que faço. Trabalho como Personal Trainer/Class, sou Coach de Emagrecimento e Practitioner em Programação Neurolinguística. Tenho como objetivo levar as pessoas ao seu máximo potencial, amando e curtindo seu próprio corpo. CREF 018407-MG