
Você já deve ter ouvido falar que o ambiente influencia na nossa vida. Sim, o ambiente influencia no desenvolvimento das nossas crianças.
“O desenvolvimento infantil e fatores ambientais têm sido reportados, muitas vezes mais fortemente que a própria vulnerabilidade biológica da criança, sugerindo que o ambiente é capaz de modular os riscos a que as crianças estão expostas. Fatores ambientais conduzem a diferenças comportamentais, sendo que ambientes desafiadores se mostram positivos nas aquisições”. (Pereira, 2016)
Segundo estudos, fatores ambientais são os que mais se associam ao desenvolvimento dos bebês, sendo que o ambiente vivenciado pela criança pode minimizar efeitos de fatores de risco biológicos.
O ambiente deve ser organizado e preparado, disponibilizando oportunidades motoras e exploração, além do tempo da família disponibilizado a criança para interações. Permitir que a criança explore o espaço físico é um fator de proteção ao desenvolvimento motor, sendo que a casa é o primeiro lugar onde a criança vai explorar.
É muito importante que a criança tenha brinquedos apropriados para estimular novas e variadas ações motoras e resolução de problemas. Auxilia também na coordenação olho-mão, desenvolvendo habilidades manipulativas. Brinquedos prediz comportamento cognitivo e motor de bebês. Lembrando que você pode pesquisar brinquedos simples e de baixo custo para fazer em casa. O importante não é ter brinquedos caros e sim, o que o brinquedo estimula.
Dica: o site Pinterest é ótimo para pegar dicas de brinquedos e brincadeiras para cada faixa etária.
Segundo estudos, práticas maternas também se associam à motricidade. Mães que deixam os filhos explorarem o ambiente em diversas posições, como sentar sem apoio e na posição de barriga para baixo (prono), favorecem o desenvolvimentos dos filhos. Ao contrário de mães que ficam muito tempo com os filhos no colo. Observe o ambiente da casa, retire objetos e obstáculos que possam ser perigosos e deixe a criança explorar.
Sendo assim, fatores ambientais influenciam no desenvolvimento infantil. Orientações aos pais e cuidadores sobre posicionamento adequado, brinquedos e materiais variados e adaptação do ambiente domiciliar, podem potencializar trajetórias desenvolvimentais. Vale lembrar que se houver dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho(a), ou observar atrasos procure uma avaliação.
Referência: PEREIRA, K.R.G.; SACCANI, R.; VALENTINI, N. C. Cognição e ambiente são preditores do desenvolvimento motor de bebês ao longo do tempo. Fisioter Pesq. 2016;23(1):59-67.

Sarah Carrijo
Olá! Sou Sarah Ingred Silveira Carrijo, 30 anos, casada e mãe. Nascida em Belo Horizonte/MG, atualmente resido em Fortaleza/CE, onde atuo como Terapeuta Ocupacional pediátrica. Terapeuta Ocupacional, formada pela UFMG, e Psicopedagoga pela UNIBH. Hoje atuo na área de Neuropediatria – Integração sensorial, Conceito Neuroevolutivo, Intervenção Precoce e Estimulação Visual.