Muita gente me pergunta sobre como montar um Plano de Comunicação para Igrejas, mas, a ideia aqui é trazer algumas perguntas, que precisam mesmo de respostas para que você tenha um documento que norteie as ações da área de Comunicação/Multimídia da igreja.

Alinhe a visão da comunicação com o pastor/liderança

Não adianta desenvolver ações aleatórias sem o alinhamento necessário com a liderança. É preciso entender como ele pensa, o que ele espera para o próximo ano e quais são os principais eventos para uma agenda coerente.

Comunicação igreja 1 - mulher em homem em reunião

Por que vocês usam a comunicação?

Muita gente não sabe responder esta pergunta. Mas, é essencial saber qual é o objetivo de vocês estarem na Internet como igreja. Evangelizar? Divulgar cultos e eventos? Ser uma palavra de alento ao desesperado? Fazer campanhas (campanha contra o suicídio, aborto, câncer de mama, câncer de próstata e por aí vai)? É preciso ter muito claro, por que vocês usam a comunicação. Isso servirá como bússola para todas as áreas.

Uma sugestão? Estude sobre o Golden Circle que é uma metodologia usada por grandes marcas, como a Amazon e a Apple e que as ajudou a descobrirem o propósito delas. Quando se lê “empresa” no conceito, entenda como sua “igreja/ministério”. Adapte a linguagem. As igrejas não são empresas, mas, muitos dos princípios que vemos hoje, podem ser bem adaptados para tornar a mensagem do Evangelho mais conhecida e de maneira eficiente.

Quais os objetivos como comunicação para 2022?

Já conversei com líderes que estão na Internet porque “todos estão e eles precisam estar”. Comunicação é mais que isso. É entender claramente o que você pretende ao utilizar canais de comunicação como boletins, vídeo de avisos nos cultos, mensagens no whatsapp, posts no Instagram/Facebook/Twitter, vídeos para o YouTube, devocionais nos blogs/sites.

O objetivo é compreender a importância da Comunicação hoje e como poderá ajudar a igreja a falar de esperança, paz e amor de maneira a alcançar aqueles que jamais pisariam em suas igrejas ou ouviriam suas músicas.

Qual necessidade sua igreja pretende atender no meio digital?

Já ouviu falar que o Marketing Digital trabalha hoje para atender a “dor do cliente”? É sobre isso que estamos falando aqui. O que você, como igreja, tem a oferecer para as pessoas? Elas estão procurando o que você publica, ou simplesmente você coloca algo no meio digital por achar que é o que as pessoas precisam ouvir?

É diferente falar diretamente ao problema de alguém ou publicar qualquer coisa para cumprir tabela de atualização nas redes sociais. É por isso que vemos tantos e tantos Stories no Instagram sem relevância alguma. Quem publica não pensa no público, mas, apenas em si mesmo.

Crie a linha editorial (sobre o que vão falar?)

Um ponto chave da Comunicação é ter um planejamento mapeado sobre quais assuntos e conteúdos vamos falar ao longo do ano. Alguns exemplos:

• Falar sobre a Bíblia (devocionais, repercutir sermões)
• Mensagens dos cultos (textos para o site, foto com legenda bem descritiva, álbum no Facebook, lives)
• Fotos de momentos marcantes na história da igreja/ministério
• Vídeo devocionais
• Tira-dúvidas dos membros sobre determinados temas, e por aí vai.

Cabe a igreja trazer pautas como humor/memes, política, esportes? Isso depende do que foi acordado no Planejamento Anual e se tem a ver com a atual liderança. Nem todo mundo tem este perfil. Esteja bem atento a isso.

lista de afazeres

Com quem você quer falar?

Ah, o povo! Sim, sabia que os canais digitais existem para se comunicar? Pois é, vejo que muitas vezes as igrejas/ministérios esquecem disso e publicam conteúdo sem limites, às vezes 5 por vez, sem se preocupar com uma comunicação clara, coerente e concisa! Tenha claro, com quem você fala. Com quem você quer falar? Para isso, analise os gráficos de Analytics do seu Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e YouTube.

Eles vão te mostrar as faixas etárias que mais te seguem, cidades, países, línguas que eles falam. E isso é essencial para saber se você está falando com as pessoas certas. E se está usando as estratégias de comunicação certas para atingir aquele público.

Em quais redes sociais vai estar? Seu público está nela?

Como no item anterior, sabendo onde o público que você quer falar está, fica mais fácil gastar sua energia nos canais onde eles já estão.

Crie metas (reavalie a cada 90 dias)

A cada 3 meses faça um relatório dos avanços, desacertos e possíveis melhorias. O planejamento é um documento para auxiliar e não perder o foco, mas, muitas vezes, você irá perceber que é importante terem reajustes.

Abra mão de criar arte no celular

Invista em cursos, treinamentos e em ferramentas essenciais como Lightroom, Premiere, Trello (grátis) e Mlabs. E claro, esperando sempre que as igrejas não estejam utilizando softwares pirata.

garota estudando designer

Crie um calendário editorial com as datas mais importantes da igreja ao longo do ano (e do país)

O calendário anual vai direcionar o esforço da comunicação ao longo do ano, prever os eventos que estão chegando e ações que precisam ser desenvolvidas, para que um evento ocorra com mais tranquilidade e para que haja tempo de treinamento de equipes que vão trabalhar na cobertura on-line dos cultos/congressos. E mesmo, preparar homenagens para líderes e pessoas importantes na história da igreja local.

Se não tem, crie uma rotina de produção de conteúdo, texto, fotos, artes, vídeos

Toda semana é preciso gastar tempo produzindo e editando conteúdos para as redes sociais. Mas, algo que se faz pouco é o trabalho de curadoria. Ler artigos, ver vídeos ou pregações e compartilhar materiais que são produzidos por terceiros. Qual o problema do cristão em compartilhar bons conteúdos que são produzidos por outros irmãos?

Faça transmissão on-line dos seus cultos

Hoje, é possível transmitir do próprio celular, fato. Mas, mais do que a importância de se ter um bom equipamento, é ter uma boa conexão de Internet que possibilite transmitir o culto/evento com uma boa qualidade de som e imagem.

Crie uma playlist na Deezer e no Spotify com as músicas tocadas nos cultos

Sabe quando você vai ao culto e ouve algumas músicas, mas, não sabe a referência, esqueceu a frase e fica com vontade de ouvir mais vezes? Penso que as igrejas poderiam criar suas próprias Playlists no Deezer e no Spotify com as músicas tocadas nos cultos daquele mês. Exemplo: Igreja louvor nov/18.

Comunicação igreja - bíblia e celular

Grave os áudios das mensagens e transforme em podcasts para plataformas de streaming de áudio

Geralmente, as mensagens são longas para colocar em streaming, mas elas podem ser fragmentadas em partes e publicadas nestas plataformas. No momento ainda não é possível que uma pessoa/igreja individualmente entre em contato com o Deezer e Spotify para publicar seus conteúdos.

Existem empresas que oferecem este serviço, uma espécie de HUB. Eles recebem seus conteúdos e distribuem em plataformas de streaming em todo o mundo. Outro ponto: precisamos de Podcasts cristãos. É maravilhoso ouvir materiais de qualidade, assuntos relevantes. Acredito que o Brasil ainda não tenha entendido a força dos Podcasts.

Crie o organograma da comunicação e divida as responsabilidades

O organograma existe para entender a estrutura eclesiástica da igreja e quem é líder de quem. Geralmente, o pastor da igreja está na liderança principal, um outro pastor como líder da área de Comunicação e Multimídia, e pessoas qualificadas tecnicamente e alinhadas na visão do Reino de Deus, lideram as demais equipes e voluntários. Em algumas igrejas, há áreas bem definidas como fotografia, vídeo(multimídia), redes sociais, projeção, iluminação, jornalismo/site, design, e por aí vai.

Crie escala de voluntários (e treine as equipes)

Uma ferramenta que pode auxiliar a montar a escala de voluntários e ações semanais da Comunicação é o Trello (que também é um aplicativo gratuito). Mas, cada um tem uma maneira de trabalhar. Pode ser o quadro (lousa) na sala, com as divisões, a metodologia Canvas (com post its), enfim, o importante é encontrar uma maneira de organização que facilite a comunicação da igreja. Há algum tempo criei um modelo para ajudar na comunicação das igrejas, vocês podem baixar aqui.

Reivindique para a liderança equipamentos básicos de trabalho

Talvez, uma campanha de doação ajude nesse ponto. Pense nisso!

Discipule sua equipe

Mais importante que o talento é A pessoa. Posso comentar aqui algo que tem me assustado muito? Tenho visto muita gente desigrejada, que apenas frequenta igrejas, sem vínculo direto, apenas para estar na área de Comunicação/Multimídia. Discipulado é essencial. Aprendi algo com o pastor Ryan Adams da Urev que mais importante que a habilidade da pessoa é o caráter transformado. E só caminhando com a pessoa, discipulando e treinando é possível saber disso.

universitário cristão

JAMAIS se esqueça que o propósito da Comunicação da igreja é comunicar o Reino

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (Marcos 16.15).

P.s.: No meu livro, Mídias Sociais na Igreja falo um pouco mais sobre isso no Capítulo 4.