Um assunto muito recorrente nos dias de hoje: Como o exercício físico em meio ao isolamento, e até mesmo alheio à quarentena, pode te ajudar no controle do humor?⁣

Existem diversas maneiras e formas disso acontecer, vamos falar sobre algumas delas nesse texto e, espero que ao final, você esteja animada(o) em fazer sua atividade física. Vamos lá?⁣

Exercícios físicos aumentam a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina, dopamina e endorfina, que são liberados na corrente sanguínea no pós treino ou após sua atividade física de preferência. Dessa forma, novas conexões neurais são criadas, ocorrendo um aumento da função cerebral, que nos ajudam a estar sempre bem, dispostos e contentes. 

Quando há um desequilíbrio desses hormônios, visto que o corpo necessita manter-se ativo, há um desejo do próprio organismo para aliviar o mau humor e o mal-estar.⁣

Outro fator que ajudará muito no seu humor é o ganho em disposição. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer ou até você mesmo já disse: “comecei a fazer exercício e estou me sentindo muito mais disposta”. Esses mesmos hormônios anteriormente citados também são os responsáveis pelo aumento ou diminuição de sua energia diária. Quanto mais estimulamos sua produção, por meio da atividade física, mais nos sentiremos preparados para a vida. E consequentemente, mais bem humorados estaremos durante nosso dia. 

Além disso, existem também os ganhos referentes à autoestima. Muitas vezes a baixa autoestima é a grande responsável pelo mau humor. Sabe quando você se olha no espelho e não está satisfeita(o) com o que vê? Ou então quando vai vestir aquela roupa que tanto gosta e, para sua surpresa, ela não te serve mais? Ou até mesmo a comparação com o corpo do outro, algo que acabamos fazendo com frequência? Pois é! Poucas coisas no mundo influenciam tanto em nosso humor quanto as questões relacionadas à autoestima. Se não estamos bem com nós mesmos, nos amando e nos aceitando, fica muito difícil mostrar felicidade e alegria para as pessoas ao nosso redor. Existe uma premissa que diz o seguinte: eu só entrego aquilo que eu possuo. Uma grande verdade, não é mesmo? 

 

Agora, vamos entender melhor o que é autoestima?

Uma pessoa com autoestima é uma pessoa autoconfiante, com amor próprio, que gosta não apenas do seu corpo, mas daquilo que é. Uma pessoa corajosa, que enfrenta as situações e resolve problemas. Uma pessoa feliz e satisfeita com seu resultado de entrega ao mundo. “Poxa, e quer dizer que o exercício físico pode me trazer tudo isso?” SIM! Com a atividade física você irá melhorar sua autoestima e, consequentemente, virão todos esses benefícios! E com tudo isso em mãos, o bom humor reinará em sua vida! 

Por fim, mas não menos importante, temos o benefício para a sua saúde. Esse benefício é de conhecimento de todos, mas nem sempre é devidamente valorizado. É claro para todo ser humano que realizar atividade física faz com que seu organismo se sinta mais saudável. Isso é receitado por médicos, profissionais da área da saúde e até mesmo por familiares, e eles estão certíssimos!! Agora, imagine você estar com uma saúde ruim por falta de atividade física. Terrível não é mesmo? E o mais incrível é que para mudar esse cenário, basta você fazer uma coisa, o famoso TBC (Tirar a Bunda da Cadeira) rsrsrs. 

A atividade física está aí e o acesso para ela é muito fácil. Comece com uma caminhada, exercício nas academias ao ar livre das praças, ou até mesmo dentro de casa. SIM, é possível fazer exercício dentro de casa desde que tenha o acompanhamento de um profissional. Isso refletirá diretamente na sua saúde, os resultados de seus exames irão melhorar e você se sentirá muito bem com isso, refletindo diretamente em seu humor! 

Experimente sair da cama, se exercitar, treinar, correr, dançar, pelo menos 3x na semana e me conta sua experiência.⁣

Passado o período de adaptação e consolidação do hábito, seu corpo sempre irá te lembrar da necessidade do movimento. Será mais fácil dar continuidade a atividade física para a saúde mental. Perceba os sinais do seu corpo. ⁣

Se ame, se cuide e seja muito feliz com a atividade física!

Até a próxima.