
“Eu não nasci para cantar”, “Deus não me deu esse dom”, “Se eu cantar os irmãos vão sair correndo”, “não sei tocar nem campainha”, “só sei tocar, cantar não é minha praia”. Querido amigo, sendo você músico ou não, se é cristão, você precisa saber de algo: CANTAR É UMA ORDENANÇA BÍBLICA!
Seja bem vindo a esse espaço onde iremos conversar sobre os assuntos relacionados ao músico cristão! É um universo que precisa ser constantemente explorado, refletido e aplicado à luz das Escrituras Sagradas. E quero partilhar minhas reflexões sobre o ministérios de música das igrejas, a formação e preparação do músico que atua na igreja, a realidade do mundo gospel, a música externa à igreja, a música relacionada a fé e a espiritualidade voltada para o louvor e adoração com você, meu irmão cristão.
Quero adiantar que O CHAMADO A CANTAR É PARA TODOS! Então, seja você um perito em música, um instrumentista iniciante ou profissional, ou alguém que não faz nem ideia do que é cantar afinado, no ritmo, e mal consegue bater uma palma no tempo certo: CANTE!
Sendo um cristão de longa trajetória ou um recém convertido, você já entendeu e se acostumou com a rotina de sua igreja. Foi ensinado que Deus nos chama a exercer o Ide de Jesus e nos presenteia com dons e talentos para servir o Reino de Deus. Logo entende que existe o pessoal do grupo de louvor, o pessoal da diretoria da igreja, os diáconos, os zeladores etc. E conclui que se tiver habilidades musicais, a pessoa deve entrar para o ministério de louvor e estar lá em cima do “altar” ou palco, cantando e tocando. Se não, procura por outro ministério e participa do “momento de louvor”, do banco, com muita timidez e medo de que escutem sua voz ou percebam que não consegue cantar e bater palmas ao mesmo tempo.
Com seis anos de idade, meu pai me ensinou a tocar meu primeiro instrumento. Junto de minha mãe, atuaram por muito tempo no ministério de música da igreja e assim que consegui tocar uma música, eles me incentivaram a tocar e cantar nos cultos. Foi o início de um chamado. E como apresentei desde muito cedo, uma facilidade de lidar com a música, cada vez mais fui encaminhado e incentivado a participar do grupo “separado” dos músicos da igreja.
No decorrer da minha trajetória, percebi que algo sempre me emocionava muito no ambiente litúrgico. Se você é um músico cristão vai me entender bem. Aquele momento que a igreja abre a boca e CANTA! Quando a igreja responde não só ao convite de quem está ministrando, mas a uma gama de sentimentos de alegria, gratidão e, de forma mais profunda, a uma compreensão de QUEM É DEUS! É lindo demais! O espaço se transforma num ambiente de UNIDADE E ADORAÇÃO. É como se todos dessem as mãos ao cantar e declarassem as mesmas verdades em louvor a Deus. Isso me tira lágrimas dos olhos.
E esse é o ponto. Antes de falar àqueles que vão se dedicar ao aperfeiçoamento de seu dom e talento musical, quero conversar com a pessoa por detrás do instrumento musical ou microfone na mão. Quero conversar com os salvos em Cristo. Àqueles que têm a Bíblia como ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA. CANTE!
Vamos ver algumas passagens bíblicas onde podemos perceber o quanto os autores bíblicos consideravam o cantar como parte importante na vida de um servo de Deus:
“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração”, (Colossenses 3:16).
É empolgante pensar na questão que Mateus fez, ao escrever o Evangelho, de registrar que Jesus e Seus discípulos cantaram às portas de viverem um dos momentos mais difíceis de suas vidas.
“E assim, após terem cantado um hino de louvor, saíram para o monte das Oliveiras”, (Mateus 26:30).
Sem contar nos vários salmos onde recebemos uma ordem para cantar em Louvor e Adoração a Deus.
“Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo. Louvem o Senhor com harpa; ofereçam-lhe música com lira de dez cordas. Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo”, (Salmos 33:1 a 3).
Essa ordem não é só para quem é músico! Os músicos possuem uma função especial de conduzir a igreja nos cânticos e vamos falar sobre isso nas próximas edições. Precisamos, ao reconhecer a graça derramada sobre nós, responder com o CANTAR! Não só de palavras, ou melodias, mas o CANTAR do coração que se expressa no som da nossa boca! Deus aguarda o nosso cântico! E por meio dele, poderemos externalizar tudo que está em nosso coração desde as mais intensas alegrias, como o mais profundo pesar.
Concluo deixando uma citação do livro que me fez mergulhar fundo na compreensão desse ato de louvor e adoração a Deus: o trecho do hino 388 da Harpa Cristã:
“Cantar não é um mero feliz subproduto da intenção de Deus de nos fazer criaturas falantes. É algo que fomos projetados para sermos capazes de fazer”, (Cante – Como o louvor transforma sua vida, sua família e sua igreja – página 30)
“Canta com vida, ó crente! Doce será Cantar!
Anda só para a frente, Deixa o teu pesar
Canta nas noites tristes, Canta no Sol, na luz
Ao mal assim resistes, Canta pra Jesus!”

Willian Marra
Olá! Sou Willian de Sousa Marra, Licenciando em música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pianista, arranjador, professor e regente, participei da composição e gravação do CD autoral intitulado "Aprenda música brincando" pelo grupo Nuances Musicais. Fui o mentor, professor e Regente do Projeto Coral Vozes (2016). Jurado pelo segundo ano do Concurso de Voz Nuances Musicais Online, que tem alcance nacional e tem descoberto talentos mirins. Estudei Teologia no Seminário Teológico Carisma e ministro aulas de Teologia para crianças e adolescentes pelo Seminário Carisma da Lagoinha Betim. Dou aulas em duas escolas de música: Canto Livre (Shopping Monte Carmo) e Escola de Música da Igreja Batista do Barro Preto (piano e teclado) e aulas particulares. Integro a equipe de Capelania do Colégio Batista Mineiro unidade Betim, onde promovo e atuo em eventos musicais, vídeos institucionais dentre outros.