
A Europa nunca esteve tão perto
Qual amante de viagem não conta ansiosamente os dias (ou até anos) para fazer uma boa viagem internacional? As fotos na internet invadem a nossa mente e tudo que queremos é andar nas ruas da charmosa e conhecida Europa, admirar sua arquitetura, tirar fotos em suas ruas e provar da gastronomia típica. E se eu te lembrasse que aqui no Brasil temos uma infinidade de riquezas igualmente maravilhosa?
Desde que eu era muito nova, meus pais eram desses que colocavam as filhas no carro e dirigiam pelo Brasil até o dinheiro acabar e sermos obrigados a voltar. Depois de rodar muito esse país para todos os lados, passamos a focar o planejamento em viagens para o exterior. De fato, conhecemos muitos lugares bonitos, mas desde então, o Brasil virou segundo plano. Com apenas 30 dias de férias ao ano (como um bom exemplar de proletariado brasileiro rs) é preciso esquematizar bem as férias e priorizar as viagens. Por isso, sobrava pouco espaço ($$$) para duas viagens, sendo a internacional sempre priorizada.
Mas foi agora, durante esse período de quarentena, que fui relembrada de como Deus caprichou nesse país em que moramos! Não só pelas viagens que fiz, mas também navegando pelas redes sociais de amigos que rodaram o Brasil durante esse período.
A natureza impecável, o mix de culturas variadas de norte a sul, a gastronomia caprichada. E pensando nisso, listei as “Europas brasileiras” que tive o privilégio de conhecer (ao longo da vida e nessa quarentena) e super recomendo para quem gosta do clima, gastronomia e admira o charme europeu.
Monte Verde- MG
Nossa viagem de Réveillon 2021, feita com todos os cuidados exigidos durante essa pandemia. A região carrega o clima montanhês, aquele friozinho de serra com pinheiros e araucárias espalhados pelas montanhas. A cidade em si consiste em uma rua principal com vários restaurantes de gastronomia europeia (italiano, alemã, suíça etc), mas tem também muita comida mineira… ooô trem baum! Nosso preferido que deixo como dica é o Mamma Tera, restaurante italiano. O Restaurante da Drika, para um mineiro bom e barato. Para café da tarde, o Sabor da Montanha foi o mais gostoso.
Penedo-RJ
Uma colônia finlandesa no Brasil! Vou começar falando da parte que mais gosto: a natureza! A vila está localizada no Parque do Itatiaia, um parque ecológico cheio de trilhas lindas e um visual maravilhoso, e bem próximo, o famoso Pico das Agulhas Negras, perfect! Se você não é aventureiro, vai gostar de andar pela cidade, que tem uma arquitetura fofíssima que te transporta para as cidades europeias com todo seu charme.
Treze Tílias –SC
Um pedacinho da Áustria no Brasil. A cidade segue o estilo alpino: na arquitetura, detalhes em madeira, sacadas e flores nas janelas. Os trajes típicos, a comida e a paisagem reforçam a identidade europeia e convidam turistas do Brasil todo para experimentar um pouco dessa cultura.
Gramado – RS
Com certeza a mais famosa de todas! Já foi destino das nossas viagens por pelo menos cinco vezes. É romântica até falar chega e com aquele friozinho bom, mesmo no verão. Parece cenário de filme. Ficou em primeiro lugar como cidade desejo dos brasileiros durante a quarentena. Precisa de mais?
De forma resumida, outras cidades que tive o privilégio de conhecer e também proporcionaram uma experiência gringa foram: Bento Gonçalves-RS, Nova Petrópolis-RS, Campos do Jordão-SP e Visconde de Mauá-RJ.
Depois dessa reflexão, só posso agradecer a Deus por ter nos presenteado com tanta diversidade e possibilidades.
E ai, bora viajar no Brasil?

Lorena Mariani
Olá! Sou Lorena Mariani, formada em Design Gráfico pela UEMG e pela Universidade de New South Wales - AU, atualmente cursando pós em Produtos Digitais - UX|UI. Sou apaixonada por viajar e conhecer o mundo! Isso vem de família, que desde muito cedo já me levavam para atravessar o Brasil todo de carro e desde 2008 para além das fronteiras. Junto com meu marido Junior, seguimos a tradição incluindo trilhas e aventuras e relatando aqui nossas experiências para ajudar a comunidade viajante.