Todo crente com alguns anos de conversão já assistiu ou, pelo menos, ouviu falar do filme “À prova de fogo”. Sucesso de bilheteria na época, o longa-metragem foi estrelado pelo ator Kirk Cameron e dirigido pelos irmãos Alex e Stephen Kendrick. O roteiro narra a história de um bombeiro que trava uma batalha espiritual para salvar seu casamento, incentivado pelo seu pai cristão.

Para a alegria do público, a boa notícia é que, após anos da parceria de 2008, o ator e os cineastas se reuniram recentemente para desenvolver um novo filme. A informação correu as páginas de veículos de comunicação cristãos quando Alex fez uma publicação em seu Instagram, no mês de abril.

“Já se passaram 14 anos desde que rodamos o filme ‘À prova de fogo’”, compartilhou Alex Kendrick, que também é ator. “Estamos entusiasmados por trabalhar com Kirk Cameron novamente neste novo longa”, completou.

Em um post dias depois, Kendrick também estava ao lado de Cameron e disse estar muito feliz em filmar mais um trabalho com o colega. O cineasta aproveitou para dar um pequeno spoiler da produção: “O filme atravessa duas décadas [de enredo], então podemos vê-lo com quase 20 anos de idade”, explicou o profissional. “É uma história verdadeira com muita ação, humor e coração!”, garantiu.

“Já se passaram 14 anos desde que rodamos o filme ‘À prova de fogo’”, Estamos entusiasmados por trabalhar com Kirk Cameron novamente neste novo longa”.

Alex Kendrick

Durante um evento em 2019, Cameron havia revelado ao portal The Christian Post a intenção de reencontrar os colegas e apresentar um roteiro. “Eu literalmente não contei a ninguém sobre isso ainda, mas estou nos estágios iniciais de desenvolvimento de um novo filme com os irmãos Kendrick”, comentou ele na época. “Estou muito animado com isso. Estaremos nos reunindo em breve para ter o roteiro todo escrito”, acrescentou Cameron.

Na data, Alex também comentou sobre a produção: “Normalmente, escrevemos nossos próprios filmes, mas este foi tão poderoso quando o lemos e vimos como era muito oportuno para a cultura de hoje”. “Quando começamos a pesquisar uma maneira de filmá-lo, ficou muito óbvio que o Senhor estava abrindo a porta para isso”, afirmou Kendrick.

LEIA TAMBÉM:

Com experiência na direção de cinema desde 2002, Alex informou no site oficial da empresa que vai dividir a função com outra pessoa. “Sabemos que vamos ser a produção executiva”, disse ele. “Mas também estamos usando este filme para dar [uma oportunidade a] alguns desses jovens cineastas cristãos que são tão talentosos – e estamos tentando ajudá-los”, destacou Alex.

Para o diretor cristão, pensar nos próximos profissionais da área é muito importante para o futuro do entretenimento que edifica espiritualmente. “Continuaremos fazendo filmes, mas, ao mesmo tempo, temos que começar a passar a tocha e investir em outros cineastas [que] continuarão fazendo isso por décadas”, finalizou. Alex firma suas esperanças na geração que vem acompanhando e disse ter encontrado alguns jovens cineastas talentosos para essa responsabilidade.

A missão de honrar Jesus nas produções cinematográficas

Em 2019, a produtora dos irmãos Kendrick lançou o seu último trabalho. O drama “Overcomer” (“Mais Que Vencedores” no Brasil) foi bastante aceito pela audiência e arrecadou US $34,6 milhões.

O próximo filme será o sétimo no currículo dos cineastas que têm “a missão de honrar Jesus Cristo e tornar Sua verdade e amor conhecidos entre as nações”. Entre as principais produções, mais filmes figuram a lista de conhecidos e aclamados pelos crentes, são eles:

  • War Room (Quarto de Guerra) estreou nos cinemas em 28 de agosto de 2015 e chegou a ficar em primeiro lugar nas telonas durante a segunda semana de lançamento nos Estados Unidos;
  • Courageous (Corajosos) é um drama lançado em 2011 que obteve uma classificação A+ na Cinemascore (avaliação feita pela audiência) e estreou como o DVD mais vendido nos Estados Unidos naquele ano;
  • Facing the Giants (Desafiando Gigantes) é o segundo filme escrito, dirigido e produzido por Alex e Stephen Kendrick. A estreia de 2006 traz ação, drama e inspiração para as batalhas espirituais e da vida.
irmãos kendrick - filme cristão
Os irmãos Alex e Stephen Kendrick

A primeira obra da família, o filme “Flywheel” (Volante) de 2003, é também um testemunho impactante. Sem o orçamento necessário para realizar o sonho de fazer filmes cristãos, Alex compartilhou esse desejo com o pastor da Sherwood Baptist Church em Albany, na Georgia, igreja que congregava e trabalhava ministerialmente criando vídeos em 1999.

Após semanas em oração, os dois viram a generosidade de vários membros que ajudaram a levantar fundos para a direção. Alex, então, deu início à elaboração do roteiro, que conta a história de um vendedor de carros desonesto, que vê o cerco se fechando e a necessidade de arrependimento batendo à porta.

A produção só começou em 2002 e as dificuldades não pararam de surgir. Problemas técnicos, conflitos na programação e contratempos de edição adiaram muito a conclusão do projeto. A primeira renderização completa de Flywheel só foi finalizada às 6 da manhã do dia 9 de abril de 2003, poucas horas antes de sua estreia no Albany’s Carmike Cinema.

As intercessões surtiram efeito também para a publicidade do filme, que possuía um orçamento bastante enxuto. Apesar da falta de incentivo inicial, a imprensa, repórteres de TV, rádio e jornais ligaram para os produtores e o público se surpreendeu com a qualidade do longa. O filme esgotou vários shows e foi o segundo de maior bilheteria da semana entre as 16 telas do cinema.

Desde então, Alex e Stephen se dedicam à produção de conteúdo cinematográfico que expressa a única verdade, que é Cristo.