Tummy Time é o tempo que o bebê passa de barriga para baixo. Essa atividade é muito importante para o desenvolvimento motor do bebê. Durante o sono o bebê deve dormir de barriga para cima e ao colocá-lo durante o dia na posição de tummy time é necessário supervisão.

Essa posição fortalece a cabeça, pescoço e os músculos da parte superior do corpo, braços e ombros. Além disso, desenvolve a força e coordenação necessária para atingir marcos como rolar, rastejar, engatinhar, alcançar objetos, brincar, sentar e andar.

A descarga de peso nas mãos irá prepará-la também para as atividades motoras finas. Isso mesmo, até chegar a escrita, existe um longo caminho e tudo começa bem cedo.

Os bebês se beneficiam muito dessa posição, inclusive os recém nascidos.

Precauções necessárias

Algumas precauções são necessárias ao colocar a criança nessa posição:

• Certificar-se de que a criança está acordada e alerta.
• Coloque o bebê sempre em uma superfície firme e segura.
• Supervisão constante.
• No primeiro mês, comece com um tempo curto de 3 a 5 minutos, 2 a 3 vezes por dia, e aumente gradativamente.
• O tummy time pode ser feito várias vezes ao dia, baseado na tolerância do bebê.
• Perceba os sinais de cansaço e interrompa.

Como fazer?

Incorpore essa posição nas tarefas que você está acostumada a fazer com o seu bebê como: colocá-lo na toalha nessa posição após o banho e passar creme, deite-o na sua barriga para conversar e cantar.
Uma estratégia importante é colocar um brinquedo à frente da criança para chamar sua atenção, sente ou deite na frente e brinquem juntos.

Coloque brinquedos ao redor da criança para que ela olhe em várias direções e tente pegar.
Você pode colocar uma toalha enrolada embaixo das axilas do bebê para dar suporte, as mãos alongadas à frente e o queixo também à frente, para não prejudicar a respiração.
A frente do bebê também pode ser colocado espelho e objetos/tapetes com texturas variadas, estimulando diferentes sensações táteis.

No início você pode notar um desconforto no bebê e isso é normal. Ele ainda não tem tônus suficiente para se sustentar, mas logo se tornará uma atividade muito agradável.
Muitos pais evitam o chão e colocar a criança nessa posição, mas agora você já sabe como é importante para o desenvolvimento do seu filho(a).

Comece hoje e use a criatividade.