
No último artigo começamos a tratar do tema oração no campus. Falamos sobre a importância de orar por cristãos, não cristãos, professores, diretores e funcionários.
Há ainda outros motivos de oração, igualmente importantes e necessários para que o Reino avance nas universidades.
Ore por perseverança em meio às lutas
Nem sempre tudo vai bem para o cristão no meio acadêmico. Muitas vezes, apesar de todo amor e dedicação, o que encontram é perseguição, ridicularização, dificuldades e muita oposição. Se esse é seu caso, ore a Deus pedindo força, ousadia e perseverança.
Em Atos 4, quando a igreja lidava com perseguição, ela buscou a Deus em oração. E o que pediram? Não foi livramento. Tampouco o mal aos perseguidores. Eles oraram: “Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus”, Atos (4:29 e 30).
Em seguida o lugar tremeu e todos ficaram cheios do Espírito Santo, e anunciavam corajosamente a Palavra de Deus.
O crente verdadeiro entende a urgência na pregação do Evangelho. Ele sabe que algumas vezes isso vai custar sua paz, seu sossego ou mesmo sua honra. Mas ele precisa avançar e só o Espírito Santo pode dar essa força e ousadia. Peça a Deus a graça de ser perseverante e avance no serviço do Reino.
Ore pelo seu próprio coração
Já falamos mais de uma vez sobre o quanto o ambiente acadêmico é sedutor e desafiador para o crente que quer viver fielmente baseado na Palavra. É necessário, portanto, buscar em oração a força para se manter fiel.
Não se engane pensando que conseguirá vencer sozinho. Entenda suas limitações e busque em Deus força para resistir às tentações e seguir em santidade.
Ore também para que Deus afaste toda vaidade do seu coração. Como nos ensina o apóstolo Paulo, “o conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica”, (I Coríntios 8:1b). O ambiente acadêmico é, por isso mesmo, muitas vezes marcado pela vaidade e soberba, mas o cristão não pode perder o foco e pela oração deve se manter longe desses perigos.
Ore por discernimento espiritual
É fundamental ter sabedoria quanto ao momento certo de falar, de calar, de agir. Há afrontas que não precisam ser respondidas. Há respostas que precisam ser dadas imediatamente. Apenas o Espírito Santo pode dar essa sensibilidade e discernimento tão importantes para que o cristão não perca o direito de ser ouvido, mas também não se cale quando é necessário se posicionar.
Ore pelo avanço do Evangelho
As universidades só serão alcançadas se o povo de Deus orar. E as universidades precisam ser alcançadas. “Se ganharmos as universidades hoje, ganharemos o mundo amanhã”. Essa frase de Bill Bright deve ser sempre lembrada por cada cristão, do primeiro ao último dia de graduação. A universidade tem papel decisivo e fundamental para uma transformação cultural e social. Alcançá-la com o Evangelho é missão não apenas do estudante, mas também de toda a igreja.
Por isso, ore pelo avanço do Evangelho não apenas em sua universidade, mas em todo o Brasil. Ore para que Deus levante líderes cheios do Espírito Santo e com o coração em chamas pela causa universitária. Ore para que estes líderes sejam influência e suporte para o povo de Deus espalhado pelos campi do nosso país.
Em resumo: ore. Não negligencie nem negocie esse importante recurso. Para vencer a guerra, o soldado precisa de direção constante do seu superior.

Bruno Mendes
Olá! Sou Bruno de Oliveira Mendes, casado com Rita Rachid, pai da Elisa, do Davi e do João. Advogado, formado em Direito em 2005 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especialista em Direito Tributário pela mesma instituição. Fui líder de clubinho na universidade e líder do ministério de universitários da Igreja Batista da Lagoinha de 2006 a 2016. Sou membro fundador do Conexão, que é a união dos movimentos estudantis de Belo Horizonte. Sou também pastor desde 2015, atualmente sou auxiliar na Lagoinha Mineirão, onde fui pastor de jovens entre 2016 e 2019.