No último artigo começamos a tratar do tema oração no campus. Falamos sobre a importância de orar por cristãos, não cristãos, professores, diretores e funcionários.

Há ainda outros motivos de oração, igualmente importantes e necessários para que o Reino avance nas universidades. 

Ore por perseverança em meio às lutas

Nem sempre tudo vai bem para o cristão no meio acadêmico. Muitas vezes, apesar de todo amor e dedicação, o que encontram é perseguição, ridicularização, dificuldades e muita oposição. Se esse é seu caso, ore a Deus pedindo força, ousadia e perseverança.

Em Atos 4, quando a igreja lidava com perseguição, ela buscou a Deus em oração. E o que pediram? Não foi livramento. Tampouco o mal aos perseguidores. Eles oraram: “Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus”, Atos (4:29 e 30).

Em seguida o lugar tremeu e todos ficaram cheios do Espírito Santo, e anunciavam corajosamente a Palavra de Deus.

O crente verdadeiro entende a urgência na pregação do Evangelho. Ele sabe que algumas vezes isso vai custar sua paz, seu sossego ou mesmo sua honra. Mas ele precisa avançar e só o Espírito Santo pode dar essa força e ousadia. Peça a Deus a graça de ser perseverante e avance no serviço do Reino. 

Ore pelo seu próprio coração

Já falamos mais de uma vez sobre o quanto o ambiente acadêmico é sedutor e desafiador para o crente que quer viver fielmente baseado na Palavra. É necessário, portanto, buscar em oração a força para se manter fiel.

Não se engane pensando que conseguirá vencer sozinho. Entenda suas limitações e busque em Deus força para resistir às tentações e seguir em santidade.

Ore também para que Deus afaste toda vaidade do seu coração. Como nos ensina o apóstolo Paulo, “o conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica”, (I Coríntios 8:1b). O ambiente acadêmico é, por isso mesmo, muitas vezes marcado pela vaidade e soberba, mas o cristão não pode perder o foco e pela oração deve se manter longe desses perigos.

Ore por discernimento espiritual

É fundamental ter sabedoria quanto ao momento certo de falar, de calar, de agir. Há afrontas que não precisam ser respondidas. Há respostas que precisam ser dadas imediatamente. Apenas o Espírito Santo pode dar essa sensibilidade e discernimento tão importantes para que o cristão não perca o direito de ser ouvido, mas também não se cale quando é necessário se posicionar.

Ore pelo avanço do Evangelho

As universidades só serão alcançadas se o povo de Deus orar. E as universidades precisam ser alcançadas. “Se ganharmos as universidades hoje, ganharemos o mundo amanhã”. Essa frase de Bill Bright deve ser sempre lembrada por cada cristão, do primeiro ao último dia de graduação. A universidade tem papel decisivo e fundamental para uma transformação cultural e social. Alcançá-la com o Evangelho é missão não apenas do estudante, mas também de toda a igreja. 

Por isso, ore pelo avanço do Evangelho não apenas em sua universidade, mas em todo o Brasil. Ore para que Deus levante líderes cheios do Espírito Santo e com o coração em chamas pela causa universitária. Ore para que estes líderes sejam influência e suporte para o povo de Deus espalhado pelos campi do nosso país. 

Em resumo: ore. Não negligencie nem negocie esse importante recurso. Para vencer a guerra, o soldado precisa de direção constante do seu superior.