Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade” – Salmos 92:1-2

Gratidão é o ato de reconhecer o que recebemos. Ela pode ser dirigida a Deus ou às pessoas que nos abençoam. Ela tem implicações em nossa mente, em nosso corpo e em nosso espírito.

Uma pessoa grata tem uma mente esperançosa. A gratidão pelo que se tem, mesmo que ainda não seja o que  se espera, renova a fé Naquele que sempre faz o melhor pelos seus.

Uma pessoa grata e esperançosa tem energia e ânimo para acordar e lutar o dia a dia em busca de uma vida mais plena e melhor. A ingratidão, a tristeza e a murmuração interferem diretamente na energia física para se fazer as coisas necessárias.

Uma pessoa grata, tem espírito elevado, sua fé é renovada a cada dia que ela ganha de vida para viver na presença de sua família e da obra de Deus em sua vida aqui na Terra.

Os Tessalonicenses receberam uma orientação: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. Assim como nossos irmãos, devemos ser gratos ao Senhor diante daquilo que Ele tem para nós, pois Ele sabe o que é melhor e os pensamentos Dele sobre nós são mais altos que os nossos próprios. Os planos de Deus superam qualquer imaginação que possamos ter.

Seja grato até pelas pequenas coisas

A gratidão não deve estar alicerçada nas grandes coisas que você recebe. Acordar, respirar, ter o que comer, ter onde dormir… coisas simples do dia a dia merecem toda a nossa gratidão. Os pequenos motivos para agradecer estimulam nosso coração a valorizar tudo o que temos. Pratique! Pare agora e olhe à sua volta. Você tem motivos de sobra para agradecer.

Esteja presente

Algumas vezes vivemos no futuro. Vivemos cegos nas ações para alcançar algum resultado final. Viva o presente, esteja presente com sua família. Se esforce por seus sonhos, coloque todos diante de Deus, mas viva o hoje. Seja grato pelo hoje. Valorize o que já tem.

Ingratidão intoxica

Se você é uma pessoa ingrata e murmuradora, você intoxica a sua família e amigos. Os tempos são difíceis e as pessoas têm ficado entristecidas. Em lares onde as pessoas não são gratas, as coisas parecem mais difíceis e o desamor impera.

A pessoa que é grata pode transformar um lar. Por isso não desista. Mesmo que pareça que seus familiares não vejam as bênçãos que vocês têm recebido, não cesse de agradecer. Dê graças ao Senhor em todo o tempo porque Ele é bom e o Seu amor dura para sempre.

Elimine as comparações

A empatia é um ato que devemos manter em nosso dia a dia. Pessoas em todo o mundo têm sofrido, especialmente nesse momento de pandemia. Devemos sim nos compadecer delas, orar e desejar o melhor.

Talvez você seja do grupo daqueles que estão sofrendo, seus dias têm sido difíceis. Seus vizinhos parecem não ter problemas. As pessoas na TV e redes sociais parecem triunfar. Não pense assim. Deus permanece no controle de todas as coisas. Os olhos Dele estão sobre você também. Compare-se menos com os outros. Olhe para a sua vida. Há sim motivos para agradecer. Peça para que Deus abra os seus olhos.

Gratidão hoje e seu amanhã será diferente

A pessoa que não é grata pelas coisas simples que tem, normalmente, não valoriza as grandes coisas que ganha. A pessoa insatisfeita com quem é e com a forma com que vive nunca será grata, recebendo ou não as bênçãos. A ingratidão está impregnada em seu coração, por isso ela pode cruzar com presentes incríveis de Deus pela vida e simplesmente não notá-los. Sua visão está turva pela ingratidão. Esforce-se em ser grato, agradeça com amor pelas coisas que tem e vai se surpreender com o que virá. Gratidão é um ato de fé.

casal com gratidão a Deus

Motivos para agradecer

Não há espaço suficiente para listar todas as benfeitorias de Deus para conosco. Ele é bom em todo o tempo. Vamos trazer aqui algumas bênçãos entregues a nós por Deus para encher seu coração de esperança e gratidão.
“Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das ordenanças que pronunciou”, (I Crônicas 16:12)

1) Cristo morreu por nós

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”, I João 3:16.

2) Pela sua morte somos salvos

“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”, Lucas 19:10.

3) O Espírito Consolador está entre nós

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”, João 14:16 e 17.

4) Deus nos dará sabedoria em todo o tempo através de sua Palavra

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho”, Salmos 119:105

5) Todas as nossas necessidades em Cristo serão supridas

“Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome,porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará”, Salmos 34:10.

6) Quem confia em Deus pode viver em paz

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”, João 14:27.

7) Deus nos dará a provisão diária, o pão nosso de cada dia

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”, Filipenses 4:19.

8) Ele cuidará de nós em todo o tempo

“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”, Mateus 6:26.

9) Podemos dormir e descansar porque Deus cuida de nós

“Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”, Salmos 4:8.

10) Não precisamos ter medo

“Assim afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem”, Hebreus 13:6.

11) Todas as coisas cooperam para nosso bem

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”, Romanos 8:28.

12) Podemos nos refugiar em Deus na hora das dificuldades

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam”, Salmos 46;1 a 3.