Ao falar sobre dinheiro, muitas pessoas podem torcer o nariz e gritar aos quatro ventos que ele “não compra a felicidade”. Já entre os cristãos, o versículo de I Timóteo 6:10 que diz: “Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”, é bastante usado na tentativa de se esquivar de um tema tão necessário!

A questão, é que ninguém consegue escapar de “dar a César o que é de César”. Antes mesmo do quinto dia útil, o salário está dividido entre as contas de água, luz, internet, mercado, além de muitas outras, e fica difícil fechar o mês redondinho, ainda mais com todos os tributos embutidos.

O Brasil é um dos países que mais cobram impostos em todo o mundo. Só até maio, os contribuintes já pagaram R$1 trilhão para o Estado desde o 1º dia do ano. É o que registra o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em 2021. O valor é bem acima do que foi arrecadado no mesmo período do ano passado, sendo superado somente em 27 de junho.

Em média, o brasileiro dedica 5 meses de trabalho só para pagar impostos, segundo informações do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). São 153 dias de lida entregues na mão do governo!

Soma-se este fator à falta de educação financeira nas famílias e a situação piora. O descontrole dos gastos coopera para um péssimo indicador social. Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o percentual de brasileiros com dívidas atingiu o patamar de 66,5% em janeiro.

Despesas com o cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, prestações de casa e carro, carnês e crédito consignado, são levados em consideração nesses dados da última edição da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Os benefícios de ter uma vida financeira equilibrada nos tempos atuais são diversos. Além de te dar autonomia para investir o seu dinheiro em áreas com retornos mais inteligentes, há a garantia da construção de um futuro mais próspero e seguro para você e para as pessoas que ama! Essa premissa se torna ainda mais aceitável quando falamos de um país com uma economia tão instável como o Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Cortar despesas supérfluas é a forma mais eficiente, e de curto prazo, para ter um bom planejamento. Mais da metade da população está inadimplente e a dor de cabeça que envolve as finanças poderia ser menos dolorida com o uso de aplicativos para o controle sistemático do orçamento.

Saber onde o seu dinheiro está sendo gasto, qual tipo de consumo tem comprometido a sua carteira e muitas outras funcionalidades, podem ajudar nessa tarefa. Por isso, separamos algumas ferramentas para você conhecer e usar diretamente do seu celular:

1. GuiaBolso

Mais de 10 milhões de pessoas já baixaram o GuiaBolso no Brasil. Ao realizar o cadastro, o usuário conecta a sua conta corrente no aplicativo, que possui parceria com os principais bancos nacionais, dando a possibilidade de incluir mais de um. O app disponibiliza gráficos com informações dos seus gastos e movimentações, te dando uma visão geral dos destinos do seu dinheiro. Ele organiza suas finanças em categoria, permitindo o planejamento prático e tudo isso de forma gratuita.

O GuiaBolso ainda emite alertas quando você se descontrola financeiramente, então não há desculpas para se perder!
Download disponível para Android e iOS.

2. Mobills

Esse aplicativo está entre os mais funcionais, segundo os mais de 5 milhões de usuários que baixaram a ferramenta. Com ele, é possível ter o controle de todas as contas, saldo, cartão de crédito e despesas. Os gastos e receitas são divididos em categorias, permitindo uma visão geral do orçamento. Além de dar um panorama completo das suas finanças por meio de gráficos e relatórios mensais, este app importa notificações das suas contas bancárias, tendo acesso às principais agências disponíveis no Brasil.

O Mobills também disponibiliza uma função para que você possa estabelecer metas de acordo com o seu objetivo financeiro e, assim, alcançar liberdade nessa área!
Download disponível para Android e iOS.

3. Organizze

O aplicativo garante uma navegação intuitiva gerando praticidade. No Organizze é possível incluir todas as suas contas, seja de poupança, corrente ou de investimento. O usuário tem acesso a relatórios mensais e descomplicados, além de controlar os valores que entram e saem, divididos por categorias.

Você também recebe alertas de dívidas a pagar e do dinheiro que precisa receber. Essa funcionalidade ajuda muito a não se perder com tantas datas e afazeres!
Download disponível para Android e iOS.

4. Minhas Economias

Mais de um milhão de pessoas já usaram essa ferramenta para controlar as finanças e sair do vermelho por falta de um planejamento inteligente. O Minhas Economias permite o gerenciamento de diversas contas bancárias, cartão de crédito, investimentos, financiamentos e aposentadoria. Ele disponibiliza planilha de gastos e receitas, que inclui gráficos e relatórios para o acompanhamento e análise mensal.

Além do mais, a funcionalidade “Gerenciador de Sonhos” te ajuda a calcular quanto dinheiro você vai precisar separar por mês para alcançar o seu objetivo!
Download disponível para Android e iOS.

5. Minhas Finanças

Apesar de ser necessário pagar um valor mínimo para baixar este aplicativo, o Minhas Finanças traz muitas funcionalidades para a sua saúde financeira com licença vitalícia. Dentre os recursos disponíveis, é possível compilar todos os gastos e ganhos mensais, tendo acesso a gráficos das movimentações do mês separados por categorias (como almoço, lazer, trabalho e transporte etc.).

Uma das principais vantagens desse app é o detalhamento do extrato das contas bancárias e cartões de crédito, assim, o usuário sabe exatamente em quê tem gastado e poderá se controlar mais.
Download disponível para Android e Web.